Recentemente, a Qualcomm anunciou uma nova versão aprimorada de sua tecnologia de carregamento rápido, o Quick Charge 3 Plus. A fabricante de chips promete uma velocidade de carregamento ainda maior e preços mais baixos para futuros smartphones Android compatíveis com a tecnologia. Esta capacidade chegará primeiro aos chipsets Snapdragon 756 e 756G.

O primeiro smartphone a ter a nova tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm será o Xiaomi Mi 10 Lite Zoom. O celular da chinesa possui o Quick Charge 3 Plus e o Quick Charge 4 Plus, sendo o único aparelho até agora a possuir suporte para ambas as tecnologias.

A tecnologia de carregamento Quick Charge 3 Plus foi desenvolvida com foco em fornecer um carregamento super rápido, mas que mantivesse um preço acessível. Segundo a Qualcomm, a tecnologia é capaz de carregar de 0% até 50% de bateria em 15 minutos (uma performance 35% melhor que as gerações anteriores). Além disto, segundo a empresa, o carregamento está 9°C mais frio.

Melhorias trazidas no carregamento de smartphones pela tecnologia Qualcomm Quick Charge Plus. Fonte: Qualcomm
Melhorias trazidas no carregamento de smartphones pela tecnologia Qualcomm Quick Charge Plus. Fonte: Qualcomm

Este novo sistema de carregamento utiliza 20V e 3A até 60W e para isso, suportará cabos USB-A para USB-C por padrão. Se compararmos com o Quick Charge 4 Plus, a principal vantagem do 3 Plus seria o conector USB-A, que é mais barato que os utilizados no 4 Plus.

A Qualcomm não chegou a informar quais outros smartphones irão suportar a nova tecnologia, mas diz que neste ano haverá outros celulares que se beneficiarão dela. A empresa disse ao site Android Authority que:

"Embora o foco esteja sempre em alto desempenho e segurança, a intenção é sempre disponibilizar as tecnologias o mais amplamente possível para proporcionar experiências consistentes aos usuários. O Quick Charge 3+ e o Quick Charge 4/4 + permitem todas as diferentes implementações de carregamento em um dispositivo móvel, tornando-as adequadas para todos os clientes."

O que achou do anúncio da nova tecnologia de carregamento Quick Charge 3 Plus da Qualcomm? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!