A MIUI 11 já foi liberada para vários modelos. No entanto, apesar das novidades implementadas pela Xiaomi nessa versão, muitos aparelhos ainda estão "presos" no Android Pie, algo que impede a chegada dos recursos padrões do Android 10, como novos gestos de navegação e controle aprimorado de privacidade, por exemplo.

Buscando mudar esse cenário, a fabricante chinesa resolveu disponibilizar o novo SO móvel do Google para dois modelos: Mi Max 3 e Mi 8 Lite. Essa atualização entrega a MIUI V11.0.1.0.QEDMIXM e MIUI V11.0.1.0.QDTMIXM, respectivamente. A Xiaomi também inseriu o patch de segurança de fevereiro, que embora não seja o mais recente, corrige uma série de vulnerabilidades para tornar o sistema mais seguro contra ataques e invasões.

Levando em consideração que ambos os modelos foram lançados com Android 8.1 Oreo, receberam o Android Pie e agora estão no Android 10, é bastante provável que essa seja a última grande atualização de software liberada pela empresa.

De qualquer forma, devemos lembrar que o novo update está sendo distribuído gradativamente via OTA para unidades aleatórias espelhadas pelo mundo. Portanto, pode demorar alguns dias para atingir à todos os proprietários do Mi Max 3 e Mi 8 Lite.

Quando o Android 10 chegar para você, antes de realizar a instalação, verifique a quantidade de bateria disponível para evitar desligamentos durante o processo, recomendamos no mínimo 50%. Como estamos falando de uma grande atualização, também aconselhamos a realização de um backup dos seus dados.

O Mi 8 Lite, lançado em setembro de 2018, registrou um sucesso considerável em diversos países, incluindo o Brasil. Isso porque ele entregava especificações interessante e preço atrativo, sendo uma ótima escolha para quem procurava um intermediário competente. Na verdade, se você não se importa em ter as tecnologias mais recentes, câmeras de altíssima resolução e bateria de alta capacidade, este aparelho ainda pode ser uma boa opção. Abaixo você confere seu hardware:

Xiaomi Mi 8 Lite - Veja aqui a ficha técnica completa