Em sua mais recente atualização da versão beta de seu mensageiro, o Whatsapp começou a realizar experimentos para tentar combater a disseminação de notícias falsas (fake). No último update do app para Android, o software sinaliza as mensagens enviadas como "encaminhadas com frequência". É possível também até saber quantas vezes exatamente o texto foi encaminhado ao ver as informações da mensagem. Entretanto, a funcionalidade se limita somente as mensagens que você compartilha e não as que você recebe, mas foi adicionada também outra funcionalidade interessante que poderá ajudar a filtrar mais os conteúdos que circulam no aplicativo.

Ícone de busca ao lado das mensagens encaminhadas

Outra novidade na versão beta do Whatsapp é a lupa que aparece ao lado da mensagem encaminhada, para incentivar o usuário a pesquisar mais a fundo sobre o conteúdo citado. O usuário shrinivassg no Twitter diz:

"O WhatsApp parece ter adicionado um ícone de pesquisa ao lado de Mensagens encaminhadas para pesquisar diretamente com o conteúdo do encaminhamento no Google - mensagens que foram chamadas de falsas, geralmente aparecem no topo."

Tela da versão beta do Whatsapp com o recurso de pesquisa de informações possivelmente falsas. Fonte: shrinivassg (Twitter)
Tela da versão beta do Whatsapp com o recurso de pesquisa de informações possivelmente falsas. Fonte: shrinivassg (Twitter)

Facebook anda sob pressão devido a grande disseminação de notícias fake no Whatsapp

O Facebook atualmente anda sob pressão para evitar que notícias falsas se espalhem no Whatsapp, pois há uma grande quantidade de pessoas que compartilham conteúdo sem ao menos verificar a veracidade do mesmo. Isso está sendo feito através de parcerias com organizações dedicadas a desmentir notícias fake, com governos e mais recentemente com órgãos da saúde como a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Disponibilidade da nova funcionalidade de detecção de notícias fake

Não se sabe ainda quando estas novas funcionalidades para evitar a disseminação de informações imprecisas e errôneas, mas só a presença da ferramenta na versão beta do Whatsapp já significa que é questão de tempo para que venha a virar realidade a novidade.

Verificação de fatos para evitar a disseminação de notícias falsas

O Whatsapp sabe que nem todas as informações que seus usuários compartilham no aplicativo são confiáveis. E quando se trata de saúde, essa situação se torna mais séria ainda, pois uma única pessoa, ao compartilhar informações imprecisas e/ou não confiáveis, pode afetar milhares, colocando em risco suas vidas. Na tentativa de evitar este tipo de ato, existem organizações dedicadas a verificação de fatos, que em parceria com a empresa do aplicativo, conseguem dizer na maioria das vezes se aquela informação é válida ou não para ser compartilhada.

A organização responsável pela verificação da veracidade das informações no Brasil é a AFP Checamos. Caso queira salvar o nº para tirar futuras dúvidas: +55 21982 172344 (acesse a lista completa de organizações no site oficial do Whatsapp aqui).

O Whatsapp também deu dicas para evitar a disseminação de notícias. Segue as recomendações abaixo:

  • Aprenda a identificar mensagens encaminhadas: Mensagens com a etiqueta "Encaminhada" ajudam você a identificar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa. Quando uma mensagem é encaminhada de um usuário para outro mais que cinco vezes, ela será identificada por uma seta dupla. Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original. Para saber mais sobre mensagens encaminhadas, leia estes artigos.
  • Análise fotos e arquivos de mídia cuidadosamente: Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para confirmar se a história está sendo reportada também em outros veículos. Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.
  • Procure por erros de ortografia: Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de gramática e ortografia. Preste atenção a esses sinais para verificar se a informação é confiável ou não. Para saber mais sobre mensagens com boatos, leia este artigo.
  • Questione opiniões tendenciosas e parciais: verifique os fatos antes de compartilhar informações que confirmam suas ideias e conceitos preexistentes. Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, falsas.
  • Desconfie - notícias falsas frequentemente viralizam: Mesmo que uma mensagem falsa seja compartilhada muitas vezes, isso não significa que ela seja verdadeira. Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso. Se você descobrir que algo que é falso, fale com a pessoa que lhe enviou a mensagem e peça que ela verifique as informações antes de compartilhá-las. Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os. Para saber mais sobre como denunciar um contato ou grupo, leia este artigo.
  • Verifique outras fontes: Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca on-line por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para descobrir a origem da história. Se, ainda assim, você tiver dúvidas, peça mais informações sobre o assunto a verificadores de fatos ou a pessoas em quem você confia.

Para ajudar ainda mais a evitar que informações falsas sejam disseminadas no aplicativo, o Whatsapp chegou a anunciar uma doação de US$1 milhão à Rede Internacional de Verificação de fatos, no intuito de evitar dados errôneos sobre o Coronavirus (COVID-19).