Recentemente, o Whatsapp anunciou que lançou o "Alerta da Saúde OMS" (WHO Health Alert) da Organização mundial da saúde (OMS ou WHO ou World Health Organization) no aplicativo. O serviço disponibilizado pela organização em parceria com o Facebook (dono do Whatsapp) é de uso gratuito e foi pensado para esclarecer as dúvidas das pessoas sobre o Coronavirus, fornecendo informações de maneira rápida, confiável e oficial, durante 24h por dia em todo o mundo. O canal servirá também para o Governo de cada país anunciar números e relatórios da situação de suas regiões.

Como entrar em contato com a OMS (Organização Mundial da Saúde) no Whatsapp?

Acesse este link, que irá redirecionar você para o contato da Organização Mundial da Saúde (o nº é +41 22 501 75 96 caso queira salvar na agenda). Depois disso, basta enviar uma mensagem com a palavra "Hi" (olá em inglês) para começar a ser atendido. O sistema é capaz de responder a uma série de perguntas e será atualizado constantemente para oferecer as informações mais recentes possíveis.

É importante salientar que o canal "Alerta da Saúde OMS" (WHO Health Alert) não está disponível em português e sim, nos seis idiomas utilizados pelas Nações Unidas, que são o inglês, o árabe, o chinês, o francês, o russo e o espanhol.

Imagem mostrando o Alerta da Saúde OMS (WHO Health Alert) no app Whatsapp. Fonte: Whatsapp
Imagem mostrando o "Alerta da Saúde OMS" (WHO Health Alert) no app Whatsapp. Fonte: Whatsapp

Hub do Whatsapp sobre o Coronavirus (COVID-19)

O Whatsapp possui uma página dedicada ao Coronavirus onde há informações sobre como se prevenir da doença, as vantagens da utilização do aplicativo para profissionais da saúde, educadores, empresas, governo e organizações sem fins lucrativos. Além disso, há também alguns artigos de notícias sobre o COVID-19 relacionadas ao app. Para acessar, basta clicar aqui.

Parceria entre a Organização Mundial da Saúde e o Whatsapp

Desde o mês de fevereiro, o Whatsapp vem contatando vários governos na tentativa de auxiliar nas ações contra o Coronavirus, para que seus usuários pudessem ter acesso a informações precisas e confiáveis. O "Alerta da Saúde OMS" (WHO Health Alert) é a vitória mais recente da empresa dentre as inúmeras parcerias feitas. O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diz:

"A tecnologia digital nos dá uma oportunidade sem precedentes para que informações vitais sobre saúde se tornem virais e se espalhem mais rapidamente que a pandemia, ajudando-nos a salvar vidas e proteger os vulneráveis. Estamos orgulhosos de ter parceiros como o Facebook e o WhatsApp, que estão nos apoiando no alcance de bilhões de pessoas com informações importantes sobre saúde."

Banner da OMS (Organização Mundial da Saúde) promovendo o Alerta da Saúde OMS (WHO Health Alert)  no Whatsapp. Fonte: WHO (Twitter)
Banner da OMS (Organização Mundial da Saúde) promovendo o "Alerta da Saúde OMS" (WHO Health Alert) no Whatsapp. Fonte: WHO (Twitter)

Verificação de fatos para evitar a disseminação de notícias falsas

O Whatsapp sabe que nem todas as informações que seus usuários compartilham no aplicativo são confiáveis. E quando se trata de saúde, essa situação se torna mais séria ainda, pois uma única pessoa, ao compartilhar informações imprecisas e/ou não confiáveis, pode afetar milhares, colocando em risco suas vidas. Na tentativa de evitar este tipo de ato, existem organizações dedicadas a verificação de fatos, que em parceria com a empresa do aplicativo, conseguem dizer na maioria das vezes se aquela informação é válida ou não para ser compartilhada.

A organização responsável pela verificação da veracidade das informações no Brasil é a AFP Checamos. Caso queira salvar o nº para tirar futuras dúvidas: +55 21982 172344 (acesse a lista completa de organizações no site oficial do Whatsapp aqui).

O Whatsapp também deu dicas para evitar a disseminação de notícias. Segue as recomendações abaixo:

  • Aprenda a identificar mensagens encaminhadas: Mensagens com a etiqueta "Encaminhada" ajudam você a identificar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa. Quando uma mensagem é encaminhada de um usuário para outro mais que cinco vezes, ela será identificada por uma seta dupla. Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original. Para saber mais sobre mensagens encaminhadas, leia estes artigos.
  • Análise fotos e arquivos de mídia cuidadosamente: Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para confirmar se a história está sendo reportada também em outros veículos. Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.
  • Procure por erros de ortografia: Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de gramática e ortografia. Preste atenção a esses sinais para verificar se a informação é confiável ou não. Para saber mais sobre mensagens com boatos, leia este artigo.
  • Questione opiniões tendenciosas e parciais: verifique os fatos antes de compartilhar informações que confirmam suas ideias e conceitos preexistentes. Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, falsas.
  • Desconfie - notícias falsas frequentemente viralizam: Mesmo que uma mensagem falsa seja compartilhada muitas vezes, isso não significa que ela seja verdadeira. Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso. Se você descobrir que algo que é falso, fale com a pessoa que lhe enviou a mensagem e peça que ela verifique as informações antes de compartilhá-las. Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os. Para saber mais sobre como denunciar um contato ou grupo, leia este artigo.
  • Verifique outras fontes: Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca on-line por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para descobrir a origem da história. Se, ainda assim, você tiver dúvidas, peça mais informações sobre o assunto a verificadores de fatos ou a pessoas em quem você confia.

Para ajudar ainda mais a evitar que informações falsas sejam disseminadas no aplicativo, o Whatsapp chegou a anunciar uma doação de US$1 milhão à Rede Internacional de Verificação de fatos, no intuito de evitar dados errôneos sobre o Coronavirus (COVID-19).