O LG G9 pode chegar somente no segundo semestre, muito provavelmente ele e muitos outros lançamentos de outras fabricantes também, infelizmente a pandemia de coronavírus fez com que linhas de produção inteiras parassem por falta de um componente ou outro que por menor e, de menor importância que seja, fazem com que smartphones, neste caso, não possam ter sua montagem finalizada.

Com isso, o cronograma de lançamentos de smartphones este ano, tende a ser adiado para o segundo semestre. Parece que com a LG isso não está sendo diferente. O que esperávamos já ter visto, ainda não foi sequer mostrado, aliás, vazamentos mostraram o design do novo modelo, mas ainda não tínhamos informações sobre suas especificações.

Isso começou a mudar, informações vazadas por um blog coreano alega que a LG trabalha para trazer ao mercado o LG G9 com um processador diferente do que muitos aguardavam. Ao invés de trazer o Qualcomm série 800 mais atual, o Snapdragon 865, a empresa supostamente irá o usar o Snapdragon 765G, o mesmo presente no recém lançado Nokia 8.3 da HMD Global.

Isso é ruim? Na realidade não, se todo o restante do conjunto se manter e, a empresa, usar isso para baratear o custo de produção do LG G9 e, claro, transferir isso para o preço final do smartphone, finalmente teríamos uma nova organização de portfólio da LG.

Trazendo a série "V" como a única com processadores e especificações mais potentes, a série "G" como a intermediária premium e a série "Q" como intermediária e a séria "K" como de entrada. Contudo, isso é uma incógnita, já que as informações ainda não foram confirmadas pela LG. Mas o que podemos afirmar é que para competir com a linha Galaxy S20 da Samsung, por exemplo, teríamos agora a série V da LG com o V60.

Vale ressaltar que de forma alguma o Snapdragon 765G é um processador ruim. O usuário comum, no dia a dia, certamente não notará diferença alguma no uso e poderá se surpreender com a eficiência energética do LG G9. E pode ser que a LG finalmente deslanche no mercado e tome de volta algumas posições de mercado. Afinal a LG atualmente se segura com a série "Q" e "K" que vendem muito, em todos os mercados que esses modelos são comercializados.

O novo LG G9 deverá chegar ao mercado em algum momento do segundo semestre, não temos data alguma para fornecer, assim como nenhuma especificação diferente das já mostradas aqui.

Uma coisa é certa, como em todos os anos, poderemos contar com excelentes câmeras, captação de áudio de primeira linha e possibilidade de termos a segunda tela também disponível para o modelo, que na minha humilde opinião ainda é uma solução muito melhor do que a dos smartphones dobráveis.

Quanto ao preço, provavelmente o LG G9 será comercializado pela mesma faixa de preço que o Nokia 8.3, levando em consideração a utilização do mesmo processador.