Mesmo com a grande maioria das empresas de telefonia e acesso móvel de internet trazendo a tecnologia 5G para cada vez mais cidades e países, a Qualcomm anuncia que trará 3 novas plataformas para Smartphones do tipo 4G com o foco de mercado de países como a Índia, onde a massiva maioria das comunicações móveis são feitas neste tipo de conexão.

Os três novos modelos da marca são os seguintes: 720G, 662 e 460. O 720G trás foco em entretenimento e jogos, traz suporte a HDR e aptX Adaptive, que é uma tecnologia que ajuda na sincronização de sons ao que está ocorrendo na tela. Outra coisa que ele também traz de novidades é o suporte para fotos de até 192 megapixels, ou 18475 x 10392 em Aspect Ratio de 16:9, em comparação, um vídeo 8K 16:9 tem a contagem de pixels de 7680 × 4320.

O modelo 662 promete trazer grandes evoluções a suporte de câmeras e fotografia se comparado aos chips anteriores. Desta vez há suporte para até 3 câmeras nativas e também teve a inclusão do Qualcomm Spectra 340T, que ajuda em uma transição suave entre as 3 câmeras, algo que não esteve presente em nenhum chip da série 600 até o momento.

Já o 460 é visto como uma gigante evolução dos chips de entrada da série 400, não só em performance mas como também em conectividade, câmera e performance da Inteligência Artificial já implementada. Os ganhos segundo a Qualcomm podem chegar a até 70% em cima da geração passada.

3 novos chips da Qualcomm
3 novos chips da Qualcomm

Mas claro que não é somente de internet móvel que os aparelhos vivem, melhorias em performance geral também são novidades do chip, assim como o uso de Inteligência Artificial (IA) para fotografias, assistentes de voz e outros tipos de serviços que necessitam estar sempre ligados.

Também há implementação do novo padrão WiFi 6, Bluetooth 5.1 com tecnologia de áudio proprietária da empresa (FastConnect), Frequência dupla para melhorar a qualidade de rastreio de localização e outras funcionalidades que atendem a requisitos específicos do mercado Indiano.