Já faz uns meses que a Sony está fora dos holofotes quando o assunto é smartphone. Agora parece que os proprietários dos smartphones Xperia XZ1, XZ1 Compact e XZ Premium, ficarão sem suporte a futuras atualizações (incluindo atualizações de segurança do Android).

Todos os três modelos usam a mesma faixa de software e a última atualização que todos receberam foi a que trazia o número de compilação 47.2.A.11.228, adicionando o patch de segurança para Android de setembro de 2019.

Desde então, não houve atualizações na página oficial de "Segurança de software" da Sony e, agora, não lista mais esses dispositivos sob aqueles que estão recebendo atualizações periódicas de segurança.

Página de suporte não mostra mais os smartphones da série XZ1 e XZ Premium
Página de suporte não mostra mais os smartphones da série XZ1 e XZ Premium

Supondo que a empresa não tenha apenas cometido um erro, parece cada vez mais provável que o suporte a esses modelos tenha terminado. Os smartphones foram anunciados na IFA 2017 e estão disponíveis no mercado há mais de dois anos.

Embora não esperássemos mais atualizações importantes para o Android, ainda esperávamos atualizações de segurança para os smartphones da linha Xperia XZ1 e XZ Premium. Alguns outros fabricantes de dispositivos com Android oferecem suporte a dispositivos por até três anos, quando se trata de atualizações de segurança.

Bom, já faz algum tempo que dou mais atenção às atualizações de segurança do que as atualizações de versões do Android, afinal de contas sempre aparecem informações sobre algum bug corrigido por essas atualizações de segurança.

Não dá para querer o Android 10 lançado no segundo semestre de 2019 em um smartphone de 2017, mas vale contar com as atualizações de segurança. Então anote aí, caso você tenha algum smartphone da linha Xperia XZ1 e XZ Premium, saiba que atualização de segurança por hora, parou em setembro de 2019. Todo e qualquer bug identificado e corrigido após essa atualização, não contemplará seu dispositivo.