No começo do mês passado, o Zenfone 6 recebeu a versão estável do Android 10, e algumas semanas depois, o Zenfone 5z também foi agraciado com o novo SO móvel do Google. Agora, a Asus liberou uma atualização para o ROG Phone 2, seu mais novo smartphone gamer.

Infelizmente, não se trata da versão estável do Android 10, mas sim de uma compilação beta. De qualquer forma, os proprietários poderão testar todas as novidades do sistema antes dele chegar ao público final. De acordo com o XDA Developers, esse update traz o patch de segurança de dezembro e não entrega mudanças na ZenUI 6, que é a interface do aparelho.

Portanto, as novidades estão relacionadas ao próprio Android 10. Dentre os recursos que foram inseridos, podemos citar o Smart Reply, que faz sugestões automáticas nas notificações. Por exemplo, quando uma mensagem contendo um endereço é recebida, o sistema recomenda que você abra o Google Maps.

Além disso, a Asus também implementou o Project Mainline, que permite que as atualizações de segurança sejam entregues através da Play Store, eliminando a necessidade de atualizar todo o sistema apenas para manter o smartphone seguro.

Levando em consideração que estamos falando de uma versão beta, existem alguns bugs que precisam ser considerados: ao atender uma ligação durante o jogo, a mesma será interrompida automaticamente durante 30 segundos, fazendo com que seja impossível ouvir a outra pessoa. O gerenciador de ícones também apresenta um problema ao ser aberto, exibindo a mensagem "a interface do sistema parou".

Como instalar a beta do Android 10 no ROG Phone 2

Se você se inscreveu no programa de testes da Asus, realizar a instalação do novo sistema operacional móvel do Google no ROG Phone 2 é bem simples, basta seguir os passos abaixo (faça isso por sua conta e risco):

  • Entre nesse link disponibilizado pela Asus e baixe o update;
  • Renomeie o arquivo para UL-ASUS_I001_1-ASUS-16.0631.1912.22-1.1.227-user.zip;
  • Transfira o arquivo para o armazenamento interno do aparelho e inicie a instalação.

Via