Em fevereiro deste ano, a Motorola anunciou a linha Moto G7. Surpreendendo à todos, apenas oito meses depois a empresa decidiu oficializar a linha Moto G8. Então, o lançamento de duas gerações no mesmo ano certamente deixou alguns consumidores confusos sobre quais modelos devem levar para casa, principalmente aqueles que desejam a versão Plus.

Sendo assim, para sanar qualquer dúvida, vamos listar abaixo as principais diferenças entre o "antigo" Moto G7 Plus e o Moto G8 Plus, apresentado em outubro.

Tela

O Moto G7 Plus foi lançado com display IPS LCD de 6,2" com resolução de 2270 x 1080 pixels, aspecto 19:9, 405 ppi de densidade e 81,4% de relação tela-corpo. Agora quando falamos do seu sucessor, era de se esperar melhorias, mas as diferenças são mínimas. Ele também possui um display IPS LCD, mas um pouco maior, somando 6,3" com resolução de 2280 x 1080 pixels e relação tela-corpo de 82,5%.

Por outro lado, o aspecto 19:9 foi mantido, enquanto que o ppi caiu para 400. Portanto, fica bem claro que, pelo menos em números, o Moto G8 Plus não se afastou muito do Moto G7 Plus, então é bastante provável que ambos entreguem a mesma qualidade de tela.

Processador e memória

Nesse aspecto, o Moto G8 Plus ganha do seu antecessor, dado que a Motorola melhorou o processador, colocando o Snapdragon 665 com GPU Adreno 610. O Moto G7 Plus chegou com Snapdragon 636 com GPU Adreno 509, que embora não seja ruim, entrega um desempenho um pouco inferior.

Ambos trazem 64GB de armazenamento, aliado a 4GB de RAM. No entanto, o Moto G7 Plus ganha por oferecer suporte a microSD de até 1TB, enquanto que o Moto G8 Plus é limitado a 512GB.

Câmeras

Novamente temos que dar outro ponto ao Moto G8 Plus. Ele traz câmeras traseiras triplas, sendo a principal de 48MP, a secundária grande angular de 16MP e a terciária de profundidade de 5MP. Esse conjunto certamente permite uma experiência de uso melhor, e levando em consideração que estamos falando de um modelo mais recente, a Motorola também aplicou diversas melhorias no software para entregar fotos aprimoradas.

De qualquer forma, o Moto G7 Plus não faz feio, pelo contrário, suas câmeras ainda são bem competentes para sua faixa de preço. Na traseira, há dois sensores que somam 16MP + 5MP, sendo que este último é apenas para auxiliar no modo retrato.

Indo para o sensor frontal, o Moto G8 Plus saltou de 12MP para 25MP, então outro ponto para ele. No quesito filmagem, ambos podem gravar em até 4K a 30fps ou em Full HD a 60fps.

Bateria e Software

O Moto G7 Plus traz uma bateria de 3.000 mAh, enquanto que o Moto G8 Plus chegou ao mercado com 4.000 mAh, algo que naturalmente resulta em uma autonomia maior. Por outro lado, se você preza pelo carregamento rápido, o modelo "antigo" sai ganhando, dado que entrega suporte a 27W de potência.

Por algum motivo, seu irmão mais recente trouxe apenas 15W. Então, podemos concluir que o Moto G8 Plus aumentou a bateria mais perdeu em velocidade de carregamento, uma decisão estranha da Motorola.

Conclusão

Vale a pena sair do Moto G7 Plus para o Moto G8 Plus? Ou então partir direto para o aparelho da nova geração? Depende. Você deseja câmeras melhores, processador mais eficiente e uma bateria de maior capacidade? Se a resposta for sim, então tudo bem, agora tenha em mente que será preciso abrir mão de um carregamento mais rápido e do suporte a um microSD maior.

No entanto, se esses aspectos não forem muito importantes para você, então acreditamos que o Moto G8 Plus seja uma boa opção no mercado de intermediários, podendo atender suas necessidades.

Especificações completas do Moto G7 Plus e do Moto G8 Plus:

Motorola Moto G7 Plus - Veja aqui a ficha técnica completa

  • Sistema: Android 10
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 665
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Tela - Tipo: IPS
  • Tela - Tamanho: 6.3
  • Tela - Resolução: 2280 x 1080
  • Câmera principal: 48 MP, f/1.7, 26mm (wide), 1/2.0, 0.8µm
  • Câm. Selfie: 25 MP, f/2.0
  • Bateria: 4000 mAh
  • Carregador: 15W

Motorola Moto G8 Plus - Veja aqui a ficha técnica completa