DxOMark começa a avaliar o áudio de smartphones, e primeiro ranking surpreende

O famoso sistema de avaliação de câmeras de smartphones anunciou que, além de analisar as imagens, também se voltará ao áudio produzido e reproduzido pelos aparelhos.

Por Smartphones Pular para comentários
DxOMark começa a avaliar o áudio de smartphones, e primeiro ranking surpreende

Você talvez já tenha adquirido um smartphone sobre o qual ouviu boas coisas em relação às câmeras mas, quando foi gravar áudios ou fazer vídeos com ele? Decepção. Som estourado, "metalizado" ou sem profundidade. E é comum que os chamados reviews desses aparelhos não incluam uma seção apenas sobre áudio, deixando o consumidor sem informações sobre um quesito importante, na prática.

A falta de informações confiáveis pode estar chegando ao fim, porque o DxOMark, famoso sistema de julgamento de câmeras para smartphones, anunciou que, além de analisarem as imagens geradas por esses aparelhos, agora avaliarão também seus áudios, tanto dos microfones quanto dos alto-falantes. Eis a apresentação da nova proposta, em tradução livre:

O tamanho e a qualidade da tela, bem como os recursos e o desempenho da câmera, são há muito tempo - e ainda são - os principais critérios para a compra de smartphones. No entanto, com os usuários gravando e consumindo cada vez mais conteúdo de vídeo e áudio em seus dispositivos, a importância da qualidade do áudio aumentou bastante nos últimos anos.

As pessoas usam smartphones para gravar vídeos de familiares e amigos, gravar vídeos de selfie e filmar shows e outros eventos. No lado do consumo, eles ouvem música e assistem a seus próprios vídeos, bem como ao conteúdo comprado em seus dispositivos. A variação na qualidade do áudio entre os dispositivos, tanto para gravação quanto para saída, é enorme, e há poucas orientações e informações disponíveis para os consumidores que se preocupam com a qualidade do áudio.

É por isso que estamos apresentando o DXOMARK Audio - para fornecer dados de teste abrangentes, neutros e confiáveis sobre a gravação de áudio do smartphone e a qualidade da saída para consumidores e outras partes interessadas. Desenvolvemos um conjunto de protocolos para espelhar a maneira como os consumidores usam seus smartphones para gravar e consumir conteúdo de áudio, juntamente com uma metodologia de teste e benchmarking que mede os resultados de maneira confiável e repetível.

Os testes se basearão em cinco critérios principais, que servirão tanto para entrada quanto para a saída de som. Para gravação, há um critério adicional, que diz respeito a como os aparelhos lidam com ruído de fundo:

  • Timbre (Ex: agudos, médios, graves)
  • Dinâmica (Ex: ataque, precisão de graves)
  • Espacial (Ex: amplitude, equilíbrio)
  • Volume (Ex: máximo, mínimo)
  • Artefatos (Ex: ruído, recorte)
  • Ruído de fundo em gravações (diretividade, perfil de ruído, artefatos)

Além de medidas objetivas, a equipe do DxOMark também contará com o parecer de experts para gerar os escores finais, que já foram divulgados em uma primeira lista:

Primeiro ranking de áudio do DxOMarkPrimeiro ranking de áudio do DxOMark

Algo lhe chama atenção no ranking acima? Pois é, o recém-lançado iPhone 11 Pro Max, surpreendentemente, fica atrás de seu antecessor, o XS Max. Entretanto, a lista é encabeçada pelos chineses da Huawei, com seu Mate 20X. Segundo a equipe do DxOMark, "O Mate 20 X apresenta um maior dimensionamento e, diferentemente de outros smartphones testados, possui microfones estéreo, levando a um escore de 75 pontos".

Como se percebe, ainda há poucos modelos avaliados, e a tendência é que haja maior alcance em algum tempo. Apesar de o principal interesse lá fora se voltar aos topos de linha, espero que eles também possam incluir modelos intermediários, para que tenhamos uma visão ampla sobre modelos mais acessíveis por aqui.

Mais sobre: câmera, dxomark
Compartilhe com seus amigos:
Rodrigo Vieira
Rodrigo Vieira Psicólogo e, ao mesmo tempo, "o cara da informática" entre familiares e amigos. Isso combina mais do que parece. Entusiasta de novas tecnologias, futebol e rock n' roll.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @rodrigossv // TWITTER: @canalrssv
Quer conversar com o(a) Rodrigo, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias