Você talvez já tenha adquirido um smartphone sobre o qual ouviu boas coisas em relação às câmeras mas, quando foi gravar áudios ou fazer vídeos com ele… Decepção. Som estourado, "metalizado" ou sem profundidade. E é comum que os chamados reviews desses aparelhos não incluam uma seção apenas sobre áudio, deixando o consumidor sem informações sobre um quesito importante, na prática.

A falta de informações confiáveis pode estar chegando ao fim, porque o DxOMark, famoso sistema de julgamento de câmeras para smartphones, anunciou que, além de analisarem as imagens geradas por esses aparelhos, agora avaliarão também seus áudios, tanto dos microfones quanto dos alto-falantes. Eis a apresentação da nova proposta, em tradução livre:

O tamanho e a qualidade da tela, bem como os recursos e o desempenho da câmera, são há muito tempo - e ainda são - os principais critérios para a compra de smartphones. No entanto, com os usuários gravando e consumindo cada vez mais conteúdo de vídeo e áudio em seus dispositivos, a importância da qualidade do áudio aumentou bastante nos últimos anos.

As pessoas usam smartphones para gravar vídeos de familiares e amigos, gravar vídeos de selfie e filmar shows e outros eventos. No lado do consumo, eles ouvem música e assistem a seus próprios vídeos, bem como ao conteúdo comprado em seus dispositivos. A variação na qualidade do áudio entre os dispositivos, tanto para gravação quanto para saída, é enorme, e há poucas orientações e informações disponíveis para os consumidores que se preocupam com a qualidade do áudio.

É por isso que estamos apresentando o DXOMARK Audio - para fornecer dados de teste abrangentes, neutros e confiáveis sobre a gravação de áudio do smartphone e a qualidade da saída para consumidores e outras partes interessadas. Desenvolvemos um conjunto de protocolos para espelhar a maneira como os consumidores usam seus smartphones para gravar e consumir conteúdo de áudio, juntamente com uma metodologia de teste e benchmarking que mede os resultados de maneira confiável e repetível.

Os testes se basearão em cinco critérios principais, que servirão tanto para entrada quanto para a saída de som. Para gravação, há um critério adicional, que diz respeito a como os aparelhos lidam com ruído de fundo:

  • Timbre (Ex: agudos, médios, graves)
  • Dinâmica (Ex: ataque, precisão de graves)
  • Espacial (Ex: amplitude, equilíbrio)
  • Volume (Ex: máximo, mínimo)
  • Artefatos (Ex: ruído, recorte)
  • Ruído de fundo em gravações (diretividade, perfil de ruído, artefatos)

Além de medidas objetivas, a equipe do DxOMark também contará com o parecer de experts para gerar os escores finais, que já foram divulgados em uma primeira lista:

Primeiro ranking de áudio do DxOMark
Primeiro ranking de áudio do DxOMark

Algo lhe chama atenção no ranking acima? Pois é, o recém-lançado iPhone 11 Pro Max, surpreendentemente, fica atrás de seu antecessor, o XS Max. Entretanto, a lista é encabeçada pelos chineses da Huawei, com seu Mate 20X. Segundo a equipe do DxOMark, "O Mate 20 X apresenta um maior dimensionamento e, diferentemente de outros smartphones testados, possui microfones estéreo, levando a um escore de 75 pontos".

Como se percebe, ainda há poucos modelos avaliados, e a tendência é que haja maior alcance em algum tempo. Apesar de o principal interesse lá fora se voltar aos topos de linha, espero que eles também possam incluir modelos intermediários, para que tenhamos uma visão ampla sobre modelos mais acessíveis por aqui.