Foi anunciado recentemente pelo Google, de acordo com o xda-developers, que não teremos mais smartphones lançados com o sistema operacional Android antigo. Agora os fabricantes não terão mais tanto tempo para lançar celulares com o Android 9 Pie. A empresa pretende fazer com que todos os telefones sejam lançados com o novo sistema operacional após o lançamento dele, ou seja, não haverá mais lançamento de celulares de entrada e intermediários com versões antigas do Android.

O fabricante de smartphones que não respeitar a decisão do Google, não terá sua certificação para utilizar os serviços da empresa como, por exemplo, a loja de aplicativos Play Store. O Android 10 é o primeiro sistema operacional a ser lançado nestes moldes e o uso do Android 9 Pie será limitado até o dia 31 de janeiro de 2020. Após a data limite determinada pela companhia, nenhum celular Android poderá ser lançado com outro sistema operacional a não ser a versão 10 (Android Q).

Essa novidade é ótima, pois dessa forma todos os fabricantes serão obrigados praticamente a utilizar o Android mais recente caso tenham a intenção de lançar algum celular no mercado. A restrição já existia anteriormente de certa forma, mas de maneira mais flexível, onde havia uma margem de mais de 1 ano para as fabricantes lançarem um telefone com a versão mais atual do Android.

Imagem da logo do Android 10 Q. Fonte: 9to5google
Imagem da logo do Android 10 Q. Fonte: 9to5google

Agora os desenvolvedores de smartphones serão obrigados a investir em desenvolvimento para seus modelos mais simples, que antes evitavam lançar com o sistema mais atual por conta de custos. Ou seja, pode haver um encarecimento dos preços dos celulares de entrada e intermediários daqui por diante no mercado mundial de smartphones.

Fonte: proandroid