O assunto é polêmico, mas a Apple afirma que é necessário. Nada impede o uso dos dispositivos, mas agora além do aviso da bateria, o iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max exibirão novo aviso se um técnico de reparo usar uma tela que não é original, após o reparo de um dispositivo quebrado.

"Não é possível verificar se este iPhone possui um painel Apple genuíno" será exibido na seção Geral > Sobre do aplicativo > Configurações, se uma assistência reparar seu dispositivo e usar uma tela que não é original.

A mensagem de aviso foi descrita pela Apple em um novo documento de suporte que diz que será exibido nos dispositivos iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

Mensagem sobre tela não original
Mensagem sobre tela não original (fonte:macrumors)

Detalhes sobre a mensagem também foram incluídos nas notas de versão do iOS 13.1, sugerindo que o recurso chegou junto à última atualização do iOS.

A Apple diz que o aviso é apenas informativo e não afetará a capacidade de usar o iPhone. Uma notificação será exibida na tela de bloqueio pelos primeiros quatro dias em que um dispositivo for usado após o reparo e no aplicativo Configurações por 15 dias após isso antes de se limitar à opção Geral > Sobre.

Uma notificação adicional também pode ser exibida, informando aos usuários que a Apple "atualizou as informações do dispositivo" para o iPhone em questão.

A notificação significa que a Apple atualizou as informações do dispositivo mantidas no iPhone para "necessidades de serviço, análise de segurança e melhoria de produtos futuros".

Como as informações são adicionadas a um perfil de dispositivo de algum tipo, os técnicos de reparo da Apple poderão ver rapidamente se uma tela é ou não original.

O documento de suporte da Apple alerta para os perigos de obter um reparo de um técnico não certificado usando uma peça de reparo não genuína.

As peças não fornecidas pela Apple podem resultar em desempenho multitoque degradado, funcionalidade True Tone ruim, consumo maior de bateria, correção de cores incorreta, brilho não uniforme e mais...

"Somente técnicos que concluíram o treinamento de serviço da Apple e que usam peças e ferramentas originais da Apple devem substituir as telas do iPhone", alerta o documento de suporte.

A Apple diz que isso inclui a própria Apple, provedores de serviços autorizados da Apple e provedores de reparo independentes que usam peças originais da Apple.

A Apple lançou em agosto um novo programa de provedor de reparo independente, projetado para fornecer às oficinas de reparo independentes as mesmas peças, ferramentas, treinamento, manuais de reparo e diagnósticos originais fornecidos aos fornecedores de serviços autorizados da Apple.

Mensagem sobre bateria não original (fonte:macrumors)
Mensagem sobre bateria não original (fonte:macrumors)

A Apple implementou um aviso semelhante sobre baterias não genuínas nos dispositivos iPhone XS , XS Max e XR, informando aos clientes se um iPhone foi reparado com uma bateria fornecida pela Apple.

Na verdade, esse recurso desativa as informações de integridade da bateria do iPhone, o que causou alguma controvérsia, principalmente depois que vimos que mesmo com uma bateria original, só o simples caso dela não ser substituída em assistência credenciada ocasionava o aparecimento da mensagem.

Um documento atualizado de suporte à bateria lançado esta semana diz que o aviso de bateria também foi implementado para o iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

Nesses dispositivos, junto com os iPhones de 2018, se uma bateria Apple não genuína for usada para reparo, os usuários verão um aviso sobre a impossibilidade de verificação da bateria.

Nenhuma funcionalidade é afetada pelo uso de peças não originais (além da integridade da bateria não funcionar), mas a Apple pode mudar isso no futuro. No passado, a Apple desativou alguns dispositivos que tinham peças não originais, como o caso do Error 53 do Touch ID que tinham sido reparados por oficinas de reparação não-certificadas.

Paga-se caro para um cabresto apertado! Uma lástima.