A Xiaomi revelou o Mi 9 Pro e o Mi Mix Alpha ontem, mas além disso, a empresa também anunciou a última versão do sistema operacional sobreposto ao Android, o MIUI 11. A Xiaomi compartilhou uma lista ed mais de 40 dispositivos que receberão a MIUI 11, mas não incluiu o Pocophone F1, chamado de Poco F1 na India.

Para esclarecer a confusão, Alvin Tse, chefe do Pocophone Global foi ao Twitter para revelar que a lista compartilhada pela Xiaomi somente inclui dispositivos vendidos na China. O Pocophone F1 não é disponível no país, portanto não apareceu na lista mas ainda receberá a atualização do MIUI 11.

Interface MIUI 11 - Sameer xtremedroid.com
Interface MIUI 11 - Sameer xtremedroid.com

As novidades do novo sistema começam pelo design, que valeu à Xiaomi a atribuição de dois prêmios Red Dot. A marca chinesa, a Xiaomi adicionou uma nova fonte personalizada, Milan Pro, otimizada para caracteres chineses e ocidentais. O MIUI 11 também integra o dimensionamento dinâmico de fontes, alterando a espessura dos caracteres para otimizar a leitura, sendo uma estreia nos sistemas operativos móveis.

A Xiaomi também desenvolveu uma nova experiência auditiva para o utilizador. Foram adicionados novos efeitos sonoros inspirados em sons naturais como água, fogo e animais. A MIUI apresenta efeitos novos e melhorados, incluindo nas animações, texto personalizado e notificações de redes sociais.

Foram anunciados dois apps, Mi Work e Mi Go. O primeiro será um agregador de listas, que permitirá compartilhá-las e também a tela do smartphone, além de conexão com impressoras wireless. O segundo é para situações on-the-go, tendo conversor de moedas e um modo de ultra poupança de bateria que permite ter ligado o telefone durante 24 horas com apenas 5% de bateria.

Para além disso, a Xiaomi trouxe ainda o modo escuro (dark mode) para a MIUI 11, o botão para bloquear publicidade e um display Always On melhorado. Há ainda que destacar o melhor controle por gestos e toda uma estética mais minimalista.

O sistema operacional será lançado na China no meio de outubro e Alvin Tse afirmou que para o restante do mundo também não deverá demorar.

Confira a lista completa de dispositivos compartilhada pela Xiaomi:

Meados de outubro

Xiaomi: Mi 9, Mi 9 SE, Mi MIX 3, Mi MIX 2S, Mi 8, Mi 8 Youth, Mi 8 Explorer Edition, Mi 8 SE, Mi MAX 3

Redmi: Redmi K20 Pro, Redmi K20 Pro Premium Edition, Redmi K20, Redmi Note 7, Redmi Note 7 Pro, Redmi 7

Finais de outubro

Xiaomi: Mi CC 9, Mi CC 9 Meitu, Mi CC 9e, Mi MIX 2, Mi Note3, Mi 6, Mi 6X

Redmi: Redmi 7A, Redmi 6 Pro, Redmi Note 5, Redmi 6A, Redmi 6, Redmi S2

Início de novembro

Xiaomi: Mi MIX, Mi 5s, Mi 5s plus, Mi 5X, Mi 5C, Mi Note2, Mi PLAY, Mi Max 2

Redmi: Redmi Note 8, Redmi Note 8 Pro, Redmi 5 Plus, Redmi 5, Red Rice Phone 5A, Redmi Phone 4X, Redmi Note 5A