Depois de lançar em 2018 o fone earbud Bluetooth Mi Airdots Pro, a Xiaomi anunciou recentemente a segunda geração de seus fones True Wireless (TSW). Inspirados no design dos Airpods da Apple (que custam uma fortuna, mas não valem nem metade), os Airdots Pro oferecem vários recursos a um baixo custo.

O Mi Airdots Pro, em termos de conectividade, possui Bluetooth 5.0, garantindo uma boa estabilidade na conexão e um baixo gasto de energia, e se conecta automaticamente aos smartphones com o sistema operacional da Xiaomi, o MIUI, quando o usuário abre a case do fone. Além disso, desta vez o fone possui suporte para os codecs de áudio Bluetooth SBC, AAC e o LHDC, que é um recém lançado formato de alta resolução. O LHDC possui um bitrate próximo do LDAC (desenvolvido pela Sony), 900kbps, e foi desenvolvido pela Savitech em parceria com a HWA Alliance (Huawei).

Observação: Entenda mais sobre como funciona o Bluetooth 5.0 e os codecs de áudio Bluetooth aqui.

Bitrate do formato LHDC comparado ao codec mais simples (SBC). Fonte: hwa-lhdc
Bitrate do formato LHDC comparado ao codec mais simples (SBC). Fonte: hwa-lhdc

O novo fone TWS da Xiaomi possui uma autonomia de bateria de até 4h, que aumenta para 14h no total com a case. O carregamento da case é feito via USB-C, o que melhora a sua velocidade de carregamento substancialmente. O fone sem fio também conta com sensores infravermelho para detectar quando é tirado dos ouvidos pausando de forma automática a música.

Xiaomi Mi Airdots Pro. Fonte: gizchina
Xiaomi Mi Airdots Pro. Fonte: gizchina

A segunda geração do Xiaomi Mi Airdots Pro também conta com cancelamento de ruído ativo (Active Noise Cancelling ou ANC), através da utilização de 2 microfones em cada lado (veja como funciona o cancelamento de ruído aqui).

O Mi Airdots 2 chega por aproximadamente US$56 e será lançado no dia 27 de setembro na China.