Não é nenhuma novidade que por conta da diversidade de fabricantes e modelos de smartphones que temos no mercado, mesmo que menor a fragmentação do Android ainda esteja presente.

Durante um bom tempo, os fabricantes se aproveitavam disso e colocavam a culpa em terceiros pelos atrasos de atualizações e etc.

Agora parece que com a diminuição da fragmentação do Android, isso deixou de ser desculpa para atrasos e passou a ser estímulo para o trabalho em prol de atualizações mais ágeis do sistema móvel.

Samsung série Galaxy A (foto: sammobile.com)

Não é nenhum segredo por exemplo, que a Samsung está preparando a série A de próxima geração, mas agora temos um dado importante, quando os primeiros smartphones da série A chegarem ao mercado, de acordo com o Galaxy Club, o Galaxy A71 e A91 trarão o Android 10.

Isso pode significar que a partir de janeiro de 2020, todos os dispositivos lançados pela Samsung podem ser lançados já com a nova versão do Android. Tornando assim a fragmentação ainda menor entre os dispositivos da Samsung.

A Samsung tem por hábito, lançar os topos de linha com a versão mais atual do Android, mas tudo indica que isso mudará em 2020. Então já podemos esperar não só a série S11 com Android 10, mas também a presença do sistema nos novos modelos da série A, além de claro, vermos uma nova versão da One UI baseada no novo Android.