Tal como acontece com qualquer plataforma nova e popular que chega ao mercado, os golpistas tentam sempre manipular outros usuários na tentativa de obter ganhos de forma ilícita.

Desde março de 2019, o pesquisador Satnam Narang acompanha a atividade de várias contas na plataforma de vídeos TikTok.

A base de usuários do site de mídia social decolou após a fusão com o musical.ly em agosto de 2018, superando 1 bilhão de usuários ativos mensais no início de 2019.

Junto com o crescimento da plataforma, vieram os usuários que criam contas fake e também as tentativas de golpes.

Até o momento essas contas criadas de forma maliciosa, vem sendo utilizadas para compartilhar outros serviços, tais como: 

  • Aumentar o número de seguidores, aumentando a popularidade de um perfil.
  • Levar desavisados à redes de sites de namoro adulto que pagam por indicação
  • Aproveitar as redes de cliques, que direcionam usuários para links diversos, gerando um pequeno lucro com isso, entre outras coisas

TikTok - Lista de aplicativos mais baixados da AppStore e Google Play mostram o quanto o aplicativo está em alta

O pesquisador, que acompanha de perto o crescimento da rede e de seus usuários, diz que tais atividades tendem a aumentar, pois o TikTok continua a dominar o mercado da Apple App Store, permanecendo no topo da página de downloads da loja da Apple, ficando atrás apenas do WhatsApp e Messenger em Downloads.

Satnam Narang, Engenheiro de Pesquisa Sênior da Tenable explora três dos tipos mais comuns de contas que aplicam tais golpes e sempre envolvem as mesmas categorias:

  • Namoro Adulto
  • Roubo de Contas
  • Aumento de seguidores / curtidas

Narang pontuou que os golpistas estão usando perfis falsos para enganar os usuários desavisados do TikTok induzindo os mesmos a se inscreverem em sites de namoro adulto ou pagar por contas "premium" do Snapchat que são fraudulentas.

Além disso, existe a criação de contas de fake em massa, para serem vendidas como seguidores para aqueles usuários que querem aumentar seus seguidores e cliques.