A empresa de tecnologia de câmeras israelense Corephotonics está processando a Apple sob a alegação de que os iPhones XS e XS Max, que contam com tecnologia de câmera dupla, infringem diversas patentes registradas pela empresa. 

As violações incluem métodos de implantação de sistemas de câmeras duplas em dispositivos portáteis, bem como tecnologia relacionada ao hardware avançado de geração de imagens.

Empresa israelense Coreophotonics alega que a Apple estava ciente das patentes usadas na construção de câmeras duplas.

Essa não foi a primeira vez que a Corephotonics processou a maçã. Desde 2012 as duas empresas passaram por uma série de negociações a respeito de várias patentes, sendo que em 2017 e 2018 a israelense processou a Apple.  

Segundo a Corephotonics, a Apple teve acesso concedido pela israelense a diversos recursos que foram essenciais para a produção de suas câmeras em 2012 e 2014.

Câmera do iPhone 7 Plus.

Depois, a Apple lançou o iPhone 7 Plus em 2016 sem consultar a Corephotonics. Pelo que diz a fonte, a israelense tentou negociar com a maçã semanas antes do lançamento do aparelho, sem sucesso.

Foi quando aconteceu o primeiro processo: novembro de 2017. A empresa de tecnologia examinou o módulo de câmera do iPhone 7 Plus e do iPhone 8 Plus, concluindo que a tecnologia de zoom usada nesses smartphones dependem das patentes da Corephotonics. 

Além disso, em 2018 houve um novo processo por conta do iPhone X pelos mesmos motivos.

No processo mais atual, a empresa israelense alega que a Apple estava "bem ciente" das patentes da empresa, que pede indenização e uma liminar permanente contra novas vendas da Apple.

Fontes: gsmarena e appleinsider