A Samsung anunciou hoje, 12 de agosto, como havíamos informado, o sensor ISOCELL Bright HMX. O novo sensor, desenvolvido em colaboração com a Xiaomi, possui nada mais, nada menos, que 108 megapixels.

Essa colaboração na realidade aponta a Xiaomi, como sendo a primeira a trazer tal sensor, o ISOCELL Bright HMX é o primeiro da indústria com uma resolução equivalente à de uma câmera DSLR de ponta.

O novo sensor para dispositivos móveis tem 1/1,33 polegadas, isso faz com que a captação de luz em configurações com pouca iluminação seja superior aos sensores menores.

Além disso, sua tecnologia Tetracell de mesclagem de pixel permite que o sensor imite sensores de pixel grande, produzindo imagens de 27 megapixels super nítidas.

Detalhe sobre como a tecnologia tetracell entrega imagens nítidas em condições variadas de luz

Enquanto em um ambiente bem iluminado, o sensor muda para o modo "Smart-ISO", permitindo que o sensor selecione de forma inteligentemente o nível de ganhos do amplificador de acordo com a iluminação do ambiente para a conversão ideal do sinal de luz para elétrico. Em seguida, ele alterna para um ISO baixo para melhorar a saturação de pixels em fotografias mais nítidas.

O mecanismo usa um ISO alto em configurações mais escuras para reduzir o ruído, resultando em imagens mais nítidas. O HMX suporta gravação de vídeo sem perdas no campo de visão em resoluções de até 6K (6016 x 3384) 30 quadros por segundo (fps).

A Samsung informou no lançamento que o ISOCELL Bright HMX de 108 megapixels será produzido em massa a partir do final de agosto. Isso indica que qualquer smartphone que venha trazer o novo sensor leve pelo menos mais de 2 meses para aparecer. Contudo, como existe essa parceria com a Xiaomi, podemos ver o sensor chegando em primeira mão em um smartphone Xiaomi e não em um Samsung.