Xiaomi Redmi Note 7 versus Huawei P30 Lite - quem tem as melhores câmeras? A gente colocou os dois aparelhos, literalmente, lado a lado, em um dispositivo feito na impressora 3D (esclareça dúvidas sobre este tipo de impressão aqui) e realizamos oito testes em locais e condições diferentes de luz para eleger qual dos dois tem a melhor câmera. Está começando agora o Batalha de Câmeras.

Conhecendo as feras

Os smartphones que vão duelar hoje são das chinesas Xiaomi e Huawei, respectivamente - o que deixa este teste mais legal, já que são concorrentes diretos no mercado asiático, mas ainda estão tentando a popularização nas Américas. O Redmi Note 7 é um dos aparelhos mais pedidos no canal para Roda Liso - inclusive, já saiu o vídeo. O Roda Liso do P30 Lite vai sair nos próximos dias.

Antes da gente passar para os testes, vamos ver quais são as especificações dos concorrentes: O Redmi Note 7 tem um processador conhecido, o Snapdragon 660, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Já o P30 Lite carrega um processador menos popular, o HiSilicon Kirin 710, com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento. O tamanho da tela se diferencia em apenas 0,15", já que o Redmi Note 7 tem 6,3" enquanto o P30 Lite tem 6,15 polegadas. Isso também altera pouca coisa na resolução da tela. A bateria também é diferente, 4000 mAh contra 3340 mAh.

Mas as informações mais importantes estão aqui: o Redmi Note 7 tem uma câmera principal de 48 megapixels, contra "apenas" 23,8 (24MP) do P30 Lite. Mas nas câmeras frontais os papéis se invertem, o P30 tem um sensor de 32 Megapixels contra "apenas" 13,2 (13MP) do Redmi Note 7.

E chega de papo. Vamos ver como esse conjunto todo se sai na hora da verdade.

TESTE 1 - Traseira - interno com Luz

Só um esclarecimento: Você leu "Teste 1 - traseira interna com luz". Esse "com Luz" ali é um código para ilustrar que estamos sob "boas condições de luz", ok?

Então, no teste 1 estamos aqui mesmo dentro do estúdio do Oficina da Net, com as luzes todas ligadas; passeamos pelo local, com foco sempre automático e apontando os telefones para vários locais diferentes. É possível ver os smartphones trabalhando para focar direitinho. Também note a estabilização dos vídeos. Sobre a qualidade dos vídeos, ambos estão configurados para gravar em 1080p 60fps. O Redmi Note 7 parece estourar com mais facilidade os brancos, além de aparentar ter um filtro "oriental" por padrão. Portanto, o contraste e as cores são mais fidedignas no P30 Lite. Já o Redmi Note 7 consegue compensar melhor uma possível falta de iluminação. Fiz ainda outro teste interno, mas em um local com bastante luz natural e neste caso, já achei o Redmi Note 7 melhor em definição, cores e estabilidade.

TESTE 2 - Traseira - interno sem luz

No teste 2 um extremo com falta de iluminação. Aqui há uma diferença grande de qualidade. O Redmi Note 7 está, claramente, compensando a falta de luz com ISO alto e isso significa muito ruído na imagem. Já o P30 Lite mantém o ambiente mais escuro e preserva as cores com muita qualidade - igual ao olho humano. Em um segundo momento, ligo algumas luzes gradativamente para ver a reação das câmeras. O Redmi segue compensando com muito ruído.

TESTE 3 - Frontal - interno com luz

Na câmera frontal fica nítido o "filtro oriental" no redmi Note 7 - é que o público na Ásia adora parecer uma boneca de porcelana. Aqui no Brasil, no entanto, deixa a nossa cara muito esbranquiçada. Novamente o P30 Lite mantém as cores mais fidedignas. No entanto, quando exposto junto da tela do PC ao fundo, o P30 Lite se atrapalhou um pouco.

TESTE 4 - Frontal - interno sem luz

Novamente, com péssimas condições de luz, o Redmi Note 7 compensa a escuridão com ISO alto. Também fica muito nítido o quão mais branco fica meu rosto, se comparado ao P30 Lite. Creio que se dependesse desse teste para você decidir qual a melhor câmera, já teríamos o vencedor, não é mesmo? Comente abaixo qual das câmeras te agrada mais.

TESTE 5 - Frontal - externo com luz

Curiosamente, neste teste da câmera frontal, o Redmi perdeu sincronia do áudio com o vídeo - isso também passa pelo desempenho do processador naquele momento. Eu saí da empresa em direção ao sol pra ver como as câmeras se comportam. É importante dizer que o Redmi Note 7 apresenta uma definição de imagem melhor em quase todos os testes - no entanto, às vezes, parece forçado por software esse "sharpen".

Partindo para o lado de fora, sob forte luz solar, estamos no ambiente mais propício para gravação de vídeos com estes aparelhos. E o Redmi Note 7 estourou com muita facilidade em diversos pontos da filmagem.

TESTE 6 - Traseira - externo luz

Novamente saio de dentro do prédio já com boa iluminação, para o ambiente externo muito mais iluminado. Acho que neste teste temos o maior equilíbrio entre os aparelhos, tanto nas cores, como na estabilização da imagem. Na hora da gravação, o preview da filmagem no P30 Lite estava travando, mas no arquivo final está tudo fluído. Quando apareço na imagem gostei mais do P30 Lite pelas cores mais parecidas com a realidade.

TESTE 7 - Frontal - externo sem luz

Estes últimos dois testes são extremos, com pouca luz os dois aparelhos ficam muito semelhantes, se esforçam para tentar enxergar algo no escuro. Ainda assim, observando bem de perto, o P30 Lite entrega mais definição na imagem.

TESTE 8 - Traseira - externo sem luz

Da mesma forma, as câmeras traseiras sofrem demais no ambiente completamente desfavorável, elas fazem o que podem e o resultado é muito semelhante nos dois smartphones: ruim.

FOTOS

A gente também colocou algumas fotos lado a lado pra comparar. A interpretação das fotos é muito subjetiva, então, vou lançar a minha opinião e você está livre para discordar nos comentários.

A foto do prédio está mais bonita no lado do Redmi Note 7, eu diria que ela praticamente já sai editada, mas a verdade é que as cores do P30 Lite estão mais fiéis à realidade.

Gostei das selfies em ambientes com boa iluminação. É o mínimo que as câmeras podem entregar né? Boa definição em ambas.

Na foto da colega Giovana, novamente o Redmi Note 7 dá uma melhorada na foto sem você pedir e o resultado é bom. No P30 Lite o rosto da Giovana está avermelhado, mas as cores da parede ao fundo estão mais desbotadas como na foto do P30 Lite.

Veredito

E aí, qual é a conclusão que a gente pode tirar destes testes? Eu quero saber a sua opinião, então deixa teu comentário. Para mim, embora sejam telefones muito parecidos, inclusive no design, o P30 levou a melhor em mais testes que o Redmi Note 7.

O smartphone da Huawei levou o melhor em pelo menos quatro testes - mas aí você me pergunta: Tá, mas foram 8 testes, então quatro é metade - Verdade, mas dos testes restantes, em três houve um empate técnico.

Vale destacar que não é uma lavada nos testes, o Redmi não sai NOCAUTEADO, e os resultados são muito parecidos. Eu fico com o P30 Lite nesta batalha, mas, o Redmi Note 7 reúne outro atributos que valem muito a pena considerar na hora da compra, o preço é uma delas (em torno de R$ 1.000,00 o Redmi Note 7 e R$ 1.500,00 o P30 Lite).

Então, qual é o seu ganhador? Não esqueça de conferir o Roda Liso do Redmi Note 7 que já está no ar e o teste dos jogos com o P30 Lite sai em alguns dias. Se inscreva no canal para mais batalhas épicas como essa. Tchau.