O teste completo de câmera do DxOMark do Google Pixel 3a foi liberado no site e o smartphone obteve pontuação geral de 100 pontos.

Embora tenha ficado apenas um único ponto atrás da pontuação geral do iPhone XR e do Google Pixel 3, todos os três aparelhos obtiveram a mesma pontuação de 103 para fotos.

Já fica o esclarecimento, todos os três dispositivos têm excelentes câmeras. É difícil quantificar o desempenho de uma câmera com uma pontuação numérica. Cabe aqui a preferência de cada usuário. 

Para começar, o DxOMark demonstrou durante os testes que o Pixel 3a apresentou nas capturas, exposição quase sempre perfeita, exceto em cenas de alto contraste.

DXOMark - Google Pixel 3a - pontuação de fotos igual às do Google Pixel 3 e iPhone XR
DXOMark - Google Pixel 3a - pontuação de fotos igual às do Google Pixel 3 e iPhone XR

Nestes casos o Pixel 3a sempre tendeu a subexpor um pouco para obter uma sensação de alto contraste, enquanto o iPhone XR, por exemplo conseguiu reter os detalhes nas sombras um pouco melhor.

Assim como o Google Pixel 3, a reprodução de cores do Google Pixel 3a, é muito boa, com uma ligeira tendência à tons mais frios. Em fotos em ambiente fechado, dentro de casa e em pouca luz, as capturas mostravam tons ligeiramente puxados para o rosa/laranja, mas parece que o fato não contou pontos negativos no DxOMark.

Por outro lado, o Pixel 3a recebeu uma pontuação melhor para reprodução de cor natural nos testes de laboratório do DxOMark em comparação com o Pixel 3.

Detalhes são um forte para o Pixel 3a. Durante os testes o Pixel 3a entregou imagens até melhores que o Pixel 3 no quesito redução de ruído.

Fator de crop em 100% mostra detalhes sobre as fotos
Fator de crop em 100% mostra detalhes sobre as fotos

Para capturas no modo retrato, o Pixel 3a não foi tão bem quanto o Pixel 3. O DxOMark registrou que o desfoque não foi aplicado de maneira consistente.

Artefatos de imagem, podemos chamar de ruído, afetam a qualidade de qualquer imagem, e o DxOMark reduz pontuação por isso em sua avaliação, mas parece que esse não foi o caso durante a avaliação do Pixel 3a.

O DxOMark elogiou ainda a velocidade e precisão do auto-foco do Pixel 3a em todas as condições de iluminação. "Além disso, dado que não encontramos irregularidades de foco durante as sessões de fotografia de cena de teste natural, você pode ter certeza do desempenho de autofoco de primeira classe do Pixel 3a".

Já os testes de captação de vídeo mostraram subexposição perceptível com pouca luz, o que impactou a pontuação de vídeo do Pixel 3a.

O HDR+ que melhora consideravelmente a captura de fotos não ajudou da mesma forma a captura de vídeos. Por esse motivo, ruído, artefatos e estabilização são todos ligeiramente inferiores em vídeo do que em fotos.

No final da avaliação, o DxOMark afirmou que os smartphones de câmera única não podem mais se comparar com o que os smartphones de câmera dupla e multi-câmeras são capazes hoje em dia. Embora o Pixel 3 e o Pixel 3a tenham hardware de câmera idêntico, os resultados são um pouco diferentes.

O chipset menos potente do Pixel 3a levou à sua pontuação de vídeo ligeiramente mais baixa, mas continua sendo um smartphone capaz de entregar bons resultados.

Verifique o link da fonte para ler a revisão completa da câmera do Pixel 3a do DxOMark.