Cabos USB de carregador desgastados podem ser perigosos de usar, e custa caro substituir. Se você estiver usando um cabo Lightning com um iPhone, um cabo USB-C no seu Android, veja como protegê-los da quebra.

A melhor maneira de impedir que seus cabos se quebrem é cuidar adequadamente deles. Em particular, sempre segure o cabo pelo plugue ao removê-lo de um dispositivo ou porta USB. Puxar um cabo pelo próprio fio vai acabar criando uma pressão sobre a parte mais frágil, onde o cabo se junta ao plug.

Para transportar, mantenha-o preso com uma alça ou clipe, sempre que possível. Certifique-se de ligar o seu cabo da maneira correta, manipulando-o com as mãos. O cabo irá naturalmente se enrolar de uma maneira específica, que você deve sempre tentar replicar. Alguns cabos, como o Anker Powerline +, vêm com uma correia de velcro para facilitar o transporte e o armazenamento. 

O método "roadie wrap" é a melhor maneira de enrolar seus cabos de carregamento.

Evite dobrar excessivamente os cabos ou enrolá-los com muita força. Dobrar o cabo, particularmente no ponto onde o cabo se une ao plugue, é a principal causa de danos ao longo do tempo. Se você não puder evitar o uso do dispositivo durante o carregamento, pelo menos evite forçar desnecessariamente o cabo.

Você provavelmente precisará mudar seu comportamento e quebrar velhos hábitos, mas seus cabos agradecerão por isso. Se você instintivamente pegar seu smartphone pela manhã antes de sair da cama, tome cuidado para desconectar o cabo primeiro. 

Deitar na cama com o cabo curvando para frente e para trás enquanto você rola na cama vai forçar o cabo USB de seu carregador. Se você está acostumado a jogar seus cabos de carga em uma bolsa, tire um segundo para enrolá-los corretamente.

Use protetores de cabo

Os protetores de cabo funcionam protegendo o ponto no qual o cabo se une ao plugue de plástico ou metal. Eles devem ser feitos de um material flexível, como borracha, para permitir que o cabo flexione levemente quando a pressão é aplicada. Se o protetor de cabo não flexionar, ele simplesmente moverá o ponto de fraqueza mais acima no cabo.

Você pode comprar um pacote de protetores de cabo online. O TUDIA KLIP é uma das melhores soluções para os carregadores Apple Lightning, iPod, MagSafe e Apple Watch. 

Para um produto mais barato que seja compatível com praticamente qualquer carregador USB, confira os protetores espiral multi-coloridos da Jetec ou o Nite Ize CordCollar.

Você pode usar como alternativa molas, para adicionar um pouco de tensão e evitar que o cabo se dobre. Quase tudo o que pode impedir o seu cabo de se flexionar excessivamente vai ajudar a protegê-lo, como uma tira de fita isolante.

Os cabos se desgastam naturalmente ao longo do tempo, e os danos são exacerbados pelo movimento repentino. Todos nós acidentalmente podemos derrubar o smartphone conectado ao carregador. Quando isso acontece, o cabo geralmente permanece no lugar, mas sofre uma pressão que pode comprometê-lo, especialmente à longo prazo.

Evite acidentes com adaptadores magnéticos

Os adaptadores magnéticos usam a abordagem usada nos cabos de alimentação MagSafe da Apple (agora extintos) e aplicam-na a praticamente qualquer dispositivo que você possua. Primeiro, coloque um pequeno adaptador magnético na porta de carregamento do seu dispositivo. Este adaptador conecta-se magneticamente a um cabo de carregamento quando necessário.

Os cabos não ficam mais desalinhados quando você acidentalmente captura seu smartphone, já que uma pequena quantidade de força é suficiente para desconectar o cabo com segurança. Você pode comprar quantos adaptadores desejar e usar o mesmo cabo para carregar tudo. O adaptador se projeta ligeiramente a partir da parte inferior do dispositivo, para facilitar a remoção, e pode até mesmo ajudar a manter sua porta de carregamento livre de fiapos e outros resíduos.

Tenha em mente que você precisará manter um único sistema (ou marca) se quiser compartilhar o mesmo cabo de carregamento entre vários dispositivos. Você pode até adicionar um protetor de cabo ao seu carregador magnético, para uma solução ainda mais eficaz.

Caregamento sem fio

O carregamento sem fio agora é difundido entre os smartphones modernos. Se você possui um dispositivo iPhone ou Android recente, há uma grande probabilidade de ser compatível com um carregador sem fio. Você precisará comprar este carregador separadamente. 

Esta é uma maneira de não ter mais o problema do cabo quebrado. Infelizmente, isso impede que você use seu dispositivo durante o carregamento, mas é uma ótima forma de se desconectar um pouco e ignorar seu smartphone por algumas horas. 

Apenas certifique-se de comprar um carregador sem fio com uma potência alta o suficiente (10W) se você quiser usar o carregamento rápido. O iPhone X, XS, XR e 8 inclui carregamento sem fio, mas pode carregar apenas no máximo 7,5W e, mesmo assim, somente com carregadores sem fio aprovados pela Apple.

Se o seu dispositivo não inclui originalmente suporte de carregamento sem fio, você pode adicioná-lo facilmente com um receptor Qi. 

Com um receptor Qi instalado, seu dispositivo poderá receber uma carga dos carregadores sem fio Qi. Sua velocidade de carregamento pode limitá-lo em comparação com o carregamento tradicional. 

Apenas certifique-se de comprar o receptor Qi certo para o seu dispositivo, se você tem uma porta Lightning , Micro USB tipo A ou conexão USB-C.

Repare seus cabos

Cabos desgastados são perigosos. Você está assumindo riscos se continuar usando um carregador depois de começar a exibir sinais de desgaste. Não só pode danificar e parar de funcionar completamente, como também você pode acabar tendo um choque elétrico, ou o cabo pode causar um incêndio. Recomendamos que você jogue fora os cabos danificados para sua segurança. 

Se você acredita que seu cabo não está muito danificado, ou se está apenas começando a mostrar sinais de desgaste sem expor completamente a fiação, você pode reparar seus cabos. De longe, a melhor maneira de fazer isso é usando tubulação de termorretricidade elétrica.

Você pode comprar um kit de tubos termo-retráteis. Esses tubos se ajustam ao seu fio e diminuem de tamanho quando o calor direto é aplicado. A tubulação reduz um pouco a flexibilidade, de modo que eles podem até mesmo ser usados ​​como protetores de cabos, para evitar futuros desgastes.

Carregar seu smartphone em uma dock

Os docks de smartphones podem estar fora de moda, mas servem a um propósito. Como a doca não se move, ela não sofre o mesmo desgaste que um cabo de carregamento padrão. Você não poderá usar seu dispositivo na cama, mas também não estará flexionando o cabo constantemente.

A maioria dos docks parece destinada a usuários da Apple, como o Belkin ChargeSync. Provavelmente, isso ocorre porque uma porcentagem maior de dispositivos Android inclui o carregamento sem fio.

O futuro é sem fio

Os cabos são frágeis e o futuro totalmente sem fio ainda não chegou. Você não precisa gastar uma fortuna, apenas certifique-se de comprar cabos de boa qualidade, evitando os mais baratos e piratas.

Se você é um usuário de iPhone, certifique-se de comprar apenas cabos que estejam de acordo com os padrões Made for iPhone (MFi) da Apple. Se o seu dispositivo for do tipo USB-C, você precisará estar mais atento para escolher um cabo USB-C seguro que não danifique seus dispositivos.