Com o uso massivo das redes sociais,  principalmente o Instagram e a busca incansável pela foto perfeita, podemos levantar algumas questões a respeito de como usar melhor o seu smartphone para congelar em um clique aquele momento perfeito e compartilhar com todos seus amigos, seguidores e, quem sabe, até marcas e empresas que enxerguem naquela foto, algum potencial publicitário. 

Sim, muitos criadores de conteúdoinfluenciadores digitais, tem hoje o Instagram como ferramenta geradora de renda. Como a rede social tem como premissa usar fotos e vídeos para divulgar o que as pessoas fazem, como se vestem, o que comem e até aonde vão, é importante saber o que se pode fazer para melhorar seus cliques.

Melhor ainda, conhecer alguns aplicativos que fazem mágicas com as suas fotos. Mas já adianto, não vou compartilhar aplicativos que usam modo embelezador em seus rostos.

Uma dica inicial, a primeira coisa que você tem que fazer no aplicativo de câmera do seu smartphone é desligar o modo embelezador, seja você!

Assim como eu, você já deve ter visto em algum perfil fotos maravilhosas e, ao pular para os stories, descobriu que aquela pessoa não é muito parecida com aquela foto do feed do Instagram. DESLIGUE O MODO EMBELEZADOR!

Primeira dica dada, é hora de conhecer alguns aplicativos que podem ser usados para editar suas fotos, desde alteração de cores, até aplicar aquele efeito de fundo desfocado, sem você ter a necessidade de ter a Google Câmera (gcam para os íntimos) instalada em seu smartphone.

E já que a sensação do momento é o famoso "Modo Retrato", onde o primeiro plano é separado do fundo, dando a foto capturada aquele desfoque que as câmeras profissionais conseguem fazer.

Auto desfoque de fundo - fotografia de retrato DSLR

Indico o Auto desfoque de fundo - fotografia de retrato DSLR, existem muitos aplicativos que executam essa mesma função, mas esse é de longe o mais simples, você abre o aplicativo, escolha a fotografia que você quer aplicar o efeito e o aplicativo automaticamente fez o trabalho para você

Desfoca automaticamente o fundo
Desfoca automaticamente o fundo

Claro que você pode fazer ainda ajustes finos caso o aplicativo não consiga identificar corretamente os planos a serem desfocados. 

After Focus

O After Focus em sua versão gratuita e paga, também faz o mesmo, mas com um detalhe, você além de aplicar o efeito de desfoque, você pode também controlar os planos, tornando o desfoque gradual, deixando o resultado ainda mais profissional.

Maior controle do modo de desfoque
Maior controle do modo de desfoque

Indico esse aplicativo para as pessoas que já tem o hábito de editar fotos, pois apesar de ter ferramentas que fazem o mesmo que o Auto desfoque de fundo faz, aqui existem mais passos a serem dados. A curva de aprendizado é um pouco maior. 

PhotoLayers

O PhotoLayers é destinado para aqueles que querem criar combinações de fotos. É uma versão, digamos que, mais completa do BackgroundEraser que somente apaga o fundo.

Monte seu próprio cenário
Monte seu próprio cenário

Com o PhotoLayers você além de apagar o fundo, pode trabalhar com camadas, ou seja, você pode incluir, uma imagem de fundo e ir incluindo elementos, criando praticamente um novo cenário para a sua foto.

Apesar de muitas pessoas utilizarem esse artifício para fazer algum tipo de brincadeira, outras, usam o aplicativo para montar cenários de maneira profissional. 

TouchRetouch

Lembra que comentei acima que existem aplicativos que fazem mágica? Pois bem, o TouchRetouch é um deles, quem nunca tirou uma foto de uma paisagem, ou aquelas wefies (selfie em grupo) e quando foi conferir o clique descobriu que tinha uma pessoa ou objeto indesejado atrapalhando toda a composição.

Remove magicamente objetos indesejados das fotografias
Remove magicamente objetos indesejados das fotografias

Com esse aplicativo você consegue magicamente limpar uma área indesejada da foto, deixando tudo perfeito, como deveria ser.

Snapseed

E como escrever um post sobre dicas de aplicativos para fotos e deixar de fora o Snapseed? Isso é impossível! O aplicativo é um canivete suíço, dá pra fazer praticamente tudo com ele.

O canivete suiço da edição de imagens
O canivete suiço da edição de imagens

Vale lembrar que por ser um dos mais completos de todos, a curva de aprendizagem é alta, mas não é impossível de se usar, pelo contrário, ele é bastante intuitivo.

O aplicativo entrega desde a possibilidade de edição básica da foto, permitindo alterar brilho, contraste e saturação, sombras e realces, além de atmosfera

E, até a possibilidade de alterar a perspectiva da foto, aplicar efeitos de luz, efeitos de foco e a melhor das ferramentas, o modo "seletivo" de edição, onde você consegue determinar pontualmente aonde a foto deve sofrer a edição, sem alterar o restante da cena.

Ufa! Definir um Top 5 melhores aplicativos para suas fotos não é tarefa simples, os aplicativos que compartilho aqui são todos usados por mim no dia a dia. Para chegar a essa lista deixei vários de fora.

Espero que você tenho gostado dos aplicativos indicados, não deixe de comentar quais os aplicativos que você usa. E para você que resolveu ignorar a minha primeira dica. Tenho aqui um aplicativo para você.

Facetune 

Com o Facetune você consegue mudar cor dos olhos, clarear dentes, remover manchas da pele, afinar nariz e boca, alterar a cor dos cabelos, deixar o rosto mais largo ou fino, entre outras funções.

 

Seja outra pessoa ;-)
Seja outra pessoa ;-)

 Tudo para deixar você totalmente diferente do que realmente é. ;-)