À primeira vista, o PhotoScape pode parecer um editor de imagens fraco, mas quando você se aprofunda e testa todas as funcionalidades, logo percebe que ele é um dos melhores softwares para edição de imagens gratuito. Dentre as suas melhores características, que merecem destaque, podemos citar a riqueza de recursos e a facilidade de usar. O PhotoScape inclui vários módulos, que você confere aqui.

O PhotoScape 3.7 é um bom editor de imagens?

Atenção: Tenha cuidado com quaisquer links patrocinados (anúncios) ao fazer o download do PhotoScape. Existem muitos sites de download de impostores, que podem instalar malware e adware no seu computador e / ou tentar cobrar uma taxa para download. O download é seguro e gratuito quando você usa o link diretamente no photoscape.org.

Visualizador de imagens

Visualizador de imagens
Visualizador de imagens

O visualizador de imagens do PhotoScape não é nada especial, mas faz seu trabalho. Acessível na aba "Tela", ele oferece a visualização de miniatura padrão, junto com uma lista de pastas na lateral e uma janela de visualização maior, além de algumas funções para girar imagens, visualizar dados EXIF e assim por diante. 

O tamanho máximo da miniatura é muito pequen,o e há nenhuma opção de classificação. Cada uma das outras guias no PhotoScape também tem seu próprio navegador em miniaturas, então você provavelmente não usará essa guia com frequência, pois ela é desnecessária.

O editor

Guia Início: Na Guia Início é onde está a maioria das funções. Aqui você pode aplicar uma infinidade de ajustes e efeitos às suas imagens. Há de tudo, desde níveis automáticos executáveis através de um clique, como contraste e nitidez, até curvas de cores avançadas, com a capacidade de carregar e salvar predefinições. 

Há muitos ajustes de cor e tons, e uma série de efeitos de filtro práticos, como redução de ruído. Você também pode enfeitar suas fotos com uma variedade de quadros divertidos.

 

Guia Cortar: Nesta guia você poderá cortar uma imagem e até mesmo salvar uma área cortada específica como uma nova imagem no seu computador, sem perder a imagem original.

 

Guia Objeto: Dentro do editor, há uma guia de objetos onde você pode adicionar texto, formas e balões com texto. Há uma grande variedade de objetos clip-art, que podem ser inseridos em sua imagem. Você também pode adicionar qualquer outra foto ou imagem salvas no seu computador. A ferramenta de texto tem muitas opções de formatação, bem como uma ferramenta de símbolos. Quando esses objetos estiverem no documento, eles podem ser redimensionados, movidos e girados.

 

Guia Tools: O editor também oferece ferramentas de edição de região - incluindo removedor de olhos vermelhos, removedor de mancha e mosaico. As ferramentas de olho vermelho e remoção de manchas poderiam ser melhoradas, mas para retoques rápidos, elas fazem um bom trabalho.

 

Você também pode desfazer e refazer todas as suas ações, e reverter a imagem exatamente para um ponto específico. E quando você salvar suas edições, terá a opção de fazer backup da foto original antes de sobrescrevê-la, salvar com um novo nome de arquivo ou salvar seu arquivo em uma pasta de saída, normalmente chamada de "Originais".

Editor em lotes

No Editor em Lotes, você pode aplicar quase todas as funções disponíveis no editor em vários arquivos de uma só vez. Isso inclui quadros, objetos, texto, ajustes de cor e tom, nitidez, redimensionamento e muitos outros efeitos. 

Você pode analisar os resultados antes de exportar uma ou todas as fotos com suas alterações. Também é possível salvar as configurações do editor de lote como um arquivo de configuração, para reutilizá-lo posteriormente.

Página

O módulo página é uma ferramenta de layout de várias fotos, com mais de 100 opções de layouts de grade para você escolher. Basta arrastar e soltar suas fotos nas caixas para criar uma colagem rápida. 

As fotos individuais podem ser movidas e dimensionadas, para se ajustarem às caixas de grade, e você pode ajustar o tamanho do layout, adicionar margens, arredondar os cantos e aplicar quadros ou filtros em todas as fotos no layout. Quando o layout estiver concluído, ele poderá ser salvo como um novo arquivo ou passado para o editor.

 

Outras características

 Outros módulos incluem:

  • Combine: junte várias fotos em uma faixa ou grade horizontal ou vertical.
  • Animação Gif: Crie uma imagem em movimento, baseada em quadros, a partir de várias fotos (GIF).
  • Imprimir: Imprime layouts de pacote de imagens ou folhas de contato de miniaturas.
  • Divisor: Corte sua foto em várias imagens, com base em uma grade.
  • Captura de tela: tire uma foto da área de trabalho inteira, de uma janela ou de uma região da tela.
  • Seletor de cores: amostras de cores de qualquer lugar na tela.
  • Raw Converter: um conversor simples para salvar arquivos RAW da câmera, como JPEGs.
  • Renomear: nomes de arquivo de edição em lote com texto personalizado, data, hora, números de série.

Conclusão

É realmente impressionante a capacidade deste editor de fotos, sem sacrificar a facilidade de uso e a fluidez. Mas isso não o livra de ter algumas deficiências. Em alguns lugares, notamos caracteres coreanos em algumas caixas de diálogo e, às vezes, a linguagem não estava muito clara na descrição das funções. O programa também está limitado a trabalhar com apenas um documento por vez, portanto, se você quiser alterar a foto em que está trabalhando, precisará salvar e fechar o arquivo atual, ou abrir uma outra janela com o programa. 

Isso também significa que você não pode fazer edições mais avançadas, como uma montagem de fotos com várias imagens desvanecendo-se umas nas outras. Embora existam algumas ferramentas de edição no nível do pixel, elas são bastante limitadas. Dito isso, ele acomodará a maior parte do que o usuário médio desejará fazer com as fotos, e também oferecerá alguns extras divertidos.

O PhotoScape é gratuito para uso não comercial e é executável em Windows 98 / Me / NT / 2000 / XP / Vista / 10 e Mac. A aba ajuda abre uma página na web com  vários vídeos tutoriais, para demonstrar os recursos do programa. Este é um dos melhores editores de fotos gratuitos, e vale a pena o download.