O CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, anunciou nesta quarta-feira (22) que o foco da empresa no quesito celulares será apenas em quatro mercados: Europa, Japão, Taiwan e Hong Kong. Isso significa que a linha Xperia não será comercializada no Brasil - e nem em outros locais.

O motivo desse afunilamento se dá pelo prejuízo que a empresa teve nesse setor. Mesmo assim, Yoshida afirmou que smartphones são de extrema importância para a marca Sony e que encerrar a divisão está fora de cogitação.

Para ficar mais claro, em seu último ano fiscal - encerrado no mês de março - a Sony teve prejuízo de US$879,4 milhões. No quesito vendas, a empresa representa uma fatia do mercado menor que 1%, com 6,5 milhões de aparelhos comercializados principalmente para o Japão e Europa. A Samsung enquanto isso vendeu 71,9 milhões em um trimestre - sendo a líder do mercado.

 

O mais recente lançamento da Sony, o Xperia XZ4, será comercializado apenas na Europa, Japão, Taiwan e Hong Kong.
O mais recente lançamento da Sony, o Xperia XZ4, será comercializado apenas na Europa, Japão, Taiwan e Hong Kong.

A Sony trabalha com o objetivo de levar entretenimento para seus clientes. O CEO da empresa afirmou que smartphones são essenciais nesse quesito, uma vez que a geração mais jovem não assiste mais à televisão, mas acessa o celular, sendo um motivo para não desistirem do setor. 

O mais novo lançamento da empresa comprova essa visão: a linha Xperia possui telas na proporção 21:9, próxima da utilizada em cinemas.

A expectativa agora é de que a divisão dê lucros já em 2020. Para isso, a Sony tomou diversas medidas como fechar a fábrica de Pequim, mudar o foco do escritório da Suécia de pesquisa e desenvolvimento para tecnologias de comunicações, fazer a Sony Europe assumir funções de marketing e vendas e englobar na matriz japonesa as funções administrativas e de design.