Algumas unidades do novo dispositivo dobrável da Samsung foram disponibilizadas para testes aos jornalistas americanos. No entanto, o Galaxy Fold não apresentou os resultados esperados, isso porque apresentou problemas na tela. Uma das metades da tela deixa de funcionar ou então, exibe linhas no display, mesmo nos casos em que a camada protetora não é removida.

Os relatos são diversos, por exemplo, Dieter Bohn, do site The Verge que testou umas das unidades do Galaxy Fold, relatou que na tela do aparelho há uma protuberância, uma elevação próxima a borda que a princípio seria causada por algum detrito que está no interior do dispositivo.

Já o repórter da Bloomberg, Mark Gurman, postou no Twitter uma imagem onde demonstra o Galaxy Fold com apenas uma das metades da tela funcionando. Gurman informa que removeu a película protetora que cobre o display. "A Samsung diz para não tirá-la. Eu a removi, sem saber que não podia".

O Galaxy Fold vem com duas telas, sendo uma menor Super AMOLED de 4,6 polegadas na parte frontal e um painel AMOLED dinâmico de 7,3 polegadas no interior do dispositivo. Ao ser aberto, o aparelho ganha tamanho de tablet.

A Samsung, em nota encaminha à imprensa na noite da última quarta-feira (17), informou "Vamos inspecionar minuciosamente as unidades para determinar a causa do problema".

Da emissora CNBC, Steve Kovach, também publicou no Twitter um pequeno vídeo em que demonstra que uma das metades da tela também apresenta um problema.

 

Galaxy Fold sem aviso sobre a película protetora

De acordo com os relatos de jornalistas, o Galaxy Fold da Samsung foi entregue para os testes sem aviso para não remover a película protetora do aparelho.  Como é possível visualizar na imagem abaixo, a película protetora não cobre totalmente a tela do aparelho, ou seja, não chega até as bordas do dobrável. Sendo assim, como deixa uma parte da tela descoberta, muitos entenderam que a película deveria ser removida.

Todd Haselton, publicou em seu Twitter "Este é o invólucro de plástico que cobria a unidade para testes do Galaxy Fold, sem qualquer aviso sobre ele. Este não é o plástico protetor que foi removido em algumas unidades devido à falta de aviso. (Nós nunca removemos o filme protetor e ele ainda quebrou.)

De acordo com o executivo da T-Mobile, as unidades do Galaxy Fold que serão entregues aos consumidores terão o seguinte aviso "ATENÇÃO, a tela principal inclui uma camada protetora especial; retirar essa camada protetora ou utilizar qualquer adesivo na tela principal, como protetores de tela ou colantes, pode causar danos".

Samsung ressaltou que "A tela principal do Galaxy Fold possui uma camada superior de proteção, que faz parte da estrutura do display projetada para proteger a tela contra arranhões acidentais. Remover a camada protetora ou colar adesivos no painel principal pode causar danos. Garantiremos que esta informação seja vista claramente por nossos clientes."

Lançamento e Preço

No entanto, mesmo após todos estes relatos, a Samsung confirmou que o seu dobrável será anunciado na data prevista "não há mudanças nos planos, vamos lançar nos EUA em 26 de abril".

À Europa, o Galaxy Fold estará disponível em pré-venda a partir do dia 26 de abril, e as vendas começam no dia 03 de maio. O modelo da Samsung chegará custando em torno de € 2.000 na Europa continental e £ 1.799 no Reino Unido.

O Galaxy Fold vem rodando sistema operacional Android 9 Pie com interface One UI. O aparelho vem equipado com o processador Snapdragon 855, 12GB de memória RAM e 512GB de armazenamento interno.