O carregamento reverso sem fio é um recurso que estreou com o lançamento do Mate 20 Pro no ano passado, seguido pela linha Galaxy S10. Graças a baixa velocidade de carregamento no Mate 20 Pro, muitos críticos o rotularam como um truque ao invés de um recurso útil e apontaram que seria benéfico apenas para aumentar seus acessórios sem fio, como os fones de ouvido habilitados para Qi. 

Para a linha do iPhone 2019, um analista popular acredita que os próximos modelos do iPhone terão baterias maiores e também suportarão o carregamento sem fio de duas vias. A capacidade da bateria do sucessor do iPhone XS Max pode aumentar em 10-15%.

De acordo com Ming-Chi Kuo via MacRumors, em um relatório enviado aos investidores, o carregamento sem fio bidirecional, ou o carregamento bilateral, permitirá que os iPhones baseados em Qi que chegam em 2019 carreguem outro iPhone ou os novos AirPods com o Case de Carregamento Sem Fio. Sendo assim, você poderá essencialmente carregar qualquer dispositivo baseado em Qi com seu iPhone, já que ele funcionará como um carregador sem fio.

Kuo disse "Esperamos que os novos modelos do iPhone 2019 suportem o carregamento sem fio bidirecional. Embora o iPhone não seja o primeiro smartphone topo de linha a ser equipado com carregamento sem fio bidirecional, essa nova função pode tornar mais conveniente aos usuários carregar os novos AirPods e criar uma experiência de usuário ainda mais integrada do iPhone e AirPods."

Não está confirmado se o recurso de carregamento sem fio reverso recarregará apenas os produtos da marca Apple ou outros dispositivos compatíveis com Qi. Também não é confirmado se o sucessor do iPhone XR vai ter esse recurso.

Protótipo de um dos novos iPhones.
Protótipo de um dos novos iPhones.

No entanto, como o iPhone XR conta com todas as vantagens do iPhone XS e o iPhone XS Max, desde o ID Facial, suporte para carregamento sem fio Qi, e o potente chip A12 Bionic, deve possuir carga bilateral também. 

De acordo com Kuo, fornecedores como a Compeq fornecerão placas de bateria enquanto a STMicro fornecerá o controlador de carregamento sem fio de duas vias para a Apple.

Quanto ao aumento da capacidade da bateria, o renomado analista afirma que a bateria do sucessor do iPhone XS poderia ter um aumento de 20-25%.

Já em relação ao sucessor do iPhone XR, Kuo acredita que terá um aumento de 0-5% na capacidade da bateria, o que é considerado insignificante. No entanto, espera-se que ele contenha uma tela com uma resolução mais baixa, oferecendo melhor resistência da bateria do que os dois modelos premium do iPhone.

Pelo que parece, o carregamento sem fio está se tornando cada vez mais importante para a Apple e, com o lançamento do AirPower se aproximando, o foco da empresa no recurso só se intensificará.