As fabricantes estão apostando cada vez mais em smartphones com menos bordas, sendo assim, uma preocupação extra com a resistência do aparelho. O Gorilla Glass oferece um vidro mais reforçado contra riscos e impactos, mesmo assim, não estamos livres de smartphones que podem quebrar.

Porém, isso deverá mudar com o anúncio do Gorilla Glass 6 que, conforme a Corning, promete ser duas vezes mais resiste do que a geração anterior. A empresa diz que um smartphone com o novo vidro reforçado será capaz de suportar em média 15 quedas da altura de 1 metro antes de começar apresentar algum dano. Além disso, o vidro também resiste a quedas de alturas maiores.

Grande resistência: Gorilla Glass 6 é revelado.
Grande resistência: Gorilla Glass 6 é revelado.

"O Gorilla Glass 6 é uma composição de vidro completamente nova que pode ser quimicamente reforçada para fornecer níveis significativamente mais altos de compressão do que é possível com o Gorilla Glass 5. Isso permite que o Gorilla Glass 6 seja mais resistente a danos. Além disso, com pausas durante as quedas sendo um evento probabilístico, a compressão adicionada ajuda a aumentar, em média, a probabilidade de sobrevivência através de múltiplos eventos de queda", disse Dr. Jaymin Amin, Vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento de produtos Corning Gorilla Glass e Corning Specialty Materials.

Levando em consideração que os aparelhos celulares também estão cada vez mais finos e mostram telas de vidro cada vez maiores, surgiram rumores de que uma menor espessura do aparelho pode anular as melhorias nas novas versões do Gorilla Glass, pois o vidro mais fino é consequentemente mais fraco, mesmo parecendo ser mais forte.

Mesmo assim, a Corning explica que os displays elegantes de ponta a ponta deixaram os smartphones mais fortes. Em aparelhos mais antigos, o canto acabava rachando antes, depois ocasionava uma fraqueza no vidro.

Em relação aos riscos, não terá uma evolução tão grande. A empresa diz que este vidro é mais resistente contra riscos, porém, o Gorilla Glass 6 conta com o mesmo nível de resistência que as demais gerações.

A novidade será disponibilizada ao mercado nos próximos meses. Os aparelhos lançados já no início de 2019 poderão contar com a nova tela.