Atualmente, muitos smartphones já são compatíveis com carregadores sem fio. A função está se tornando cada vez mais habitual nos aparelhos e a tendência é ser ampliada, sendo que até a Apple aderiu ao uso de carregamento wireless com os seus novos iPhones, o iPhone 8/8 Plus e iPhone X.

A tecnologia já está presente há algum tempo no mercado, porém, ela não proporciona muitos ganhos e algumas vezes até oferece um desempenho abaixo do esperado. A notícia boa é que esta realidade poderá mudar.

FCC aprova método de carregamento de dispositivos a um metro de distância.
FCC aprova método de carregamento de dispositivos a um metro de distância.

A FCC, órgão semelhante a nossa Anatel, nos Estados Unidos, aprovou recentemente um sistema de carregamento sem fio que é capaz de carregar dispositivos que estejam distante até um metro de sua base.

A empresa responsável pela tecnologia, a Energous, conseguiu a aprovação da FCC para o seu sistema que é capaz de carregar smartphones e ainda outros dispositivos, como tablets, smartwatches, aparelhos fitness, fones de ouvido, alto-falantes inteligentes, entre outros.

De acordo com a empresa, o sistema de carregamento é inovador porque ele pode carregar vários dispositivos ao mesmo tempo, bem como funcionar com receptores e transmissores fabricados por diferentes companhias.

O novo sistema será apresentado pela Energous durante a Consumer Electronics Show (CES 2018), que irá acontecer em Las Vegas entre os dias 9 e 12 de janeiro.