Na quarta-feira (20) a Sony anunciou no Brasil o Xperia XZ1 com Android 8.0 Oreo, o primeiro smartphone a desembarcar no país com a versão mais atual do sistema operacional da Google.

O dispositivo traz câmera com tecnologia para escanear objetos do mundo real e transformá-los em itens virtuais em 3D. O lançamento global deste Xperia aconteceu durante a IFA 2017, feira de eletrônicos que acontece em Berlim.

Quanto ao design, o smartphone segue com a tendência dos smartphones da Sony, corpo retangular constituído por metal. Sua tela é de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1920 X 1080) pixels e compatibilidade HDR. A tela conta ainda com vidro Gorilla Glass e o display possui a mesma tecnologia das TVs Bravia, da Sony, além de contar com recursos que prometem imagens mais nítidas, brilhantes e com detalhes, através dos recursos Triluminos, X - Reality e Dynamic Contrast Enhancer.

Modelo conta com processador Snapdragon 835
Modelo conta com processador Snapdragon 835

O Xperia XZ1 conta com processador da Qualcomm, o modelo mais vançado, o Snapdragon 835 com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, com capacidade de expansão via cartão microSD de até 256 GB. Seu sistema operacional é Android 8.0 Oreo, versão amis recente do sistema do Google que está em fases de testes nos celulares pixels e Nexus. O smartphone da Sony é o primeiro a chegar no Brasil com a nova versão do Android.

O dispositivo conta com bateria de 2.700 mAh com suporte de carregamento rápido. O celular conta com a tecnologia Hi-Res Audio para uma experiencia de áudio mais imersiva, certificação IP65/68 que traz resistência a água e a poeira. O leitor de impressões digitais está interligado com o botão liga/desliga na lateral direita.

No entanto, o grande destaque do smartphone fica por conta da câmera com tecnologia Motion Eye. A câmera traseira de 19 megapixels conta com lente de abertura f/2.0 e sensor Exmor RS, para obter fotos com maior nitidez e processamentos de imagem rápido.

Smartphone conta com câmera que transforma pessoas e objetos em elementos virtuais em 3D.
Smartphone conta com câmera que transforma pessoas e objetos em elementos virtuais em 3D.

O Xperia ZX1 conta com a possibilidade de digitalizar objetos em 3D, para isso, conta com quatro modelos de escaneamento: cabeça, facial, forma livre e alimentos. Após digitalizar, o usuário pode transformar imagens em adesivos em 3D,  criar um avatar para ser usado como efeito de realidade aumentada da câmera ou enviar para uma impressora 3D.

A Sony para aprimorar a câmera utilizou diversos recursos em seu smartphone, como a captura preditiva, que começa a gravar imagens antes mesmo do usuário pressionar o obturador. Sendo assim, o usuário não corre o risco de perder os momentos iniciais do vídeo. O Xperia também vem com fotos sequenciais de autofoco, que capturam imagens de movimento de forma nítida, sem perda de foco.

A câmera frontal de selfie é de 13 megapixels com lente grande-angular de abertura f/2.0. A câmera traz flash físico que favorece a captura de imagens em locais com pouco luminosidade. Além disso, consegue fazer vídeos em 4K e em supercâmera lenta de 960 frames por segundo. Ambas as câmeras contam com SteadyShot para estabilização das imagens.

O Xperia XZ1 chega no mercado brasileiro no início de outubro e estará disponível nas cores: preto, prata, azul e rosé. O smartphone deve custar aproximadamente R$ 3.799.

Especificações técnicas Xperia XZ1

  • Sistema operacional Android Oreo;
  • Tela de 5,2 polegadas com resolução  Full HD (1920 x 1080 pixels);
  • Processador Snapdragon 835;
  • 4 GB de memória RAM;
  •  64 GB de armazenamento interno;
  • Cartão de memória microSD de até 256 GB;
  • Câmera traseira de19 MP, com lente de abertura f/2.0;
  • Gravação de vídeos em 4K ou supercâmera lenta de 960 frames;
  • Câmera frontal de 13 MP, com lente de abertura f/2.0;
  • Bateria de 2.700 mAh;
  • Dimensões (148 x 73 x 7,4) mm;
  • Pesa 156 gramas.