De acordo com os números registrados de vendas no mês de julho deste ano, a Huawei conseguiu ultrapassar a Apple e assim conquistar a segunda posição de maior empresa no mercado de smartphones. Agora, ela aparece atrás apenas da Samsung. O levantamento foi feito pela empresa Counterpoint Research.

Em razão de uma queda de vendas dos iPhones da Apple desde o início do ano, e a Huawei com um crescimento moderado de vendas nos últimos meses, foi possível ultrapassar a Maçã. A Samsung, mesmo perdendo algum espaço no mercado, conseguiu se manter acima dos 20%.

Gráfico relacionado as vendas de 2016 e 2017.
Gráfico relacionado as vendas de 2016 e 2017.

O diretor da Counterpoint Research, Peter Richardson, a explicação sobre a ascensão da Huawei está em seu investimento em R&D (Research & Development - Pesquisa e Desenvolvimento), bem como um grande esforço de marketing e expansões nos canais de venda.

"Este é um marco histórico significante para a Huawei, a maior empresa chinesa de smartphones, com uma presença global crescente. O fato diz muito do fornecedor sobre o quão longe ele cresceu no espaço de consumidores móveis nos últimos três ou quatro anos. A escala global que a Huawei foi capaz de atingir pode ser atribuída aos investimentos constantes em R&D e fabricação, juntando-se com um marketing agressivo e a expansão dos canais de vendas."

Vale mencionar que a situação da Huawei atualmente pode ser temporária, principalmente após a chegada dos novos iPhones. Além disso, o maior mercado da empresa é mesmo na China, seu mercado de origem.

"Enquanto esse título possa ser temporário ao considerar a iminência da atualização anual dos iPhones, não ofusca a taxa de crescimento da Huawei. No entanto, a fraca presença nos mercados do Sul da Ásia, Índia e América do Norte limitam o potencial da Huawei para ocupar a segunda posição, atrás da Samsung", diz Peter Richardson.