A equipe do Skype finalmente liberou a criptografia ponta a ponta para os usuários de todas as plataformas. Assim sendo, os usuários das versões para Android, iOS e desktop do Skype poderão ativar a função "conversa privada", que tem como objetivo proteger as informações enviadas por texto ou áudio com uma encriptação completa. A criptografia em questão é a mesma já usada pelo Facebook no WhatsApp e no Messenger.

Vale mencionar que o Skype já ofertava um tipo de encriptação, mas nada parecida com a atual, já que não era tão segura quanto a de ponta a ponta. Agora, o Skype entra na lista de aplicativos de mensagens instantâneas com segurança extra.

Skype libera criptografia de ponta a ponta para todos usuários.
Skype libera criptografia de ponta a ponta para todos usuários.

Por ser a primeira versão, ainda há algumas restrições para ferramenta. Cada aparelho poderá manter apenas uma conversa privada por vez, além disso, só é possível visualizar as mensagens que foram enviadas e recebidas no dispositivo em si. Deste modo, caso a conversa privada seja iniciada no computador, mas acaba desligando o PC e visualizando a resposta através do celular, a parte inicial da conversa só irá aparecer através do computador.

Além disso, o modo também não irá mostrar notificações de novas mensagens na lista de contatos, isso tudo para evitar que alguma pessoa que esteja próxima a tela possa ver a conversa.

Outro diferencial que, diferentemente do Whatsapp, a criptografia de ponta a ponta do Skype precisa ser obrigatoriamente ativada, e não há uma proteção automática em todas as mensagens enviadas.

Para ativar o recurso o usuário precisa selecionar o botão em formato de lápis e abrir o menu de chat, assim é necessário selecionar a opção "Conversa Privada".