Todo mundo ama um antivírus de graça, certo? Em suma, um app gratuito costuma ser visto como algo ruim, mas isso não é uma regra. Geralmente, pagar uma assinatura ou serviço lhe renderá mais, ou melhores recursos. No entanto, muitas das melhores ofertas de antivírus têm uma contrapartida gratuita que fará o trabalho muito bem para a maioria das pessoas.

Atualmente, você pode obter proteção de alta qualidade gratuita, com praticamente todos os principais apps de antivírus gratuito. Ao fazer isso, os desenvolvedores obtêm acesso a mais dispositivos a partir dos quais podem coletar dados e, melhorar seu conhecimento e plataformas de segurança. Por isso, não é do interesse deles reduzir a quantidade de proteção fornecida pela versão gratuita.

Abaixo, vamos te mostrar quais são os 5 aplicativos de antivírus grátis, disponíveis para o sistema operacional Windows, em 2023.

Antivírus Grátis x Antivírus Pago

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Embora uma opção antivírus gratuita não seja a pior escolha, certamente não é a única escolha. Todo mundo adora um app gratuito, e o software de segurança como uma VPN ou antivírus não é exceção. Entretanto, você precisa estar atento às desvantagens que o acompanham.

Embora você obtenha proteção e recursos sólidos com a maioria das opções gratuitas descritas a seguir, suas versões premium sempre fornecerão um serviço mais robusto - seja a digitalização de arquivos, a proteção online ou qualquer outro recurso de segurança.

Se você escolher uma opção gratuita, certifique-se de que é um nome confiável (como os desta lista). Desta forma, você sabe no que está se metendo, e não compromete ainda mais a segurança do seu PC/notebook, e dados pessoais.

Melhores antivírus grátis para Windows em 2023

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira as melhores opções de antivírus disponível para Windows:

1. Avira Free Antivirus para Windows

Avira
Avira

O Avira Free tem uma alta pontuação no rigoroso programa de testes do AV-TEST. Em suma, ele anula 99,7% das ameaças testadas, e geralmente não sobrecarrega muito o seu hardware. Além da inteligência de segurança, ele conta com uma interface limpa e amigável.

O Avira Free inclui proteção antivírus, um gerenciador básico de senhas, triturador de arquivos e uma VPN gratuita com uma franquia de 500 MB por mês. Não é tão completo quanto o Avira Prime, mas é uma ótima opção gratuita.

A versão gratuita analisa o seu PC e oferta uma proteção em tempo real para o seu desktop. Mas falta proteção contra ameaças da web e ameaças de e-mail. Ele também não possui o recurso de limpeza do PC aprimorado para limpar arquivos antigos na versão Pro.

2. Avast Free Antivirus

Avast
Avast

Com a fusão do Avast e do AVG concluída, a empresa recém-combinada diz que os dois produtos antivírus gratuitos permanecerão separados, embora aparentemente haja um pacote AV conjunto a caminho em breve. Porém, a Avast agora tem muito mais dados para trabalhar, tendo expandido sua base de usuários efetiva (e, portanto, sua rede de detecção de ameaças) para 400 milhões de usuários.

O Avast grátis adiciona um modo de jogo automático para silenciar pop-ups e reduzir a carga do sistema quando você está acionando um jogo faminto por processador, o que é muito útil de fato. Há ainda, um gerenciador de senhas, que é uma adição boa ao seu portfólio de segurança.

3. Kaspersky Free

Kaspersky
Kaspersky

A versão paga do software de segurança Windows da Kaspersky frequentemente está no topo das paradas como uma das melhores soluções de prevenção de vírus, e o AV-TEST mais uma vez lhe deu notas máximas em toda a linha em sua última rodada de testes.

Como seria de esperar, o Kaspersky Free é uma versão reduzida do programa completo. A versão gratuita abandona recursos adicionais, como proteção de privacidade e sandboxes de pagamento seguro para se concentrar em proteção poderosa e sem frescuras. E o mais importante, gratuita para o seu PC.

A partir disso, o Kaspersky é um software fácil de usar e navegar, que faz um trabalho eficaz de mantê-lo protegido contra vírus. Usando o mecanismo de varredura em tempo real, o Kaspersky Free é uma barreira para vírus e cavalos de Tróia. E o melhor: ele não incomoda o usuário constantemente com propagandas para atualizar para a versão completa.

4. Microsoft Defenser

Microsoft Defenser
Microsoft Defenser

O Microsoft Defender (anteriormente Windows Defender) era geralmente visto como uma piada em um passado não muito distante. Onde ficou atrás de aplicativos mais conhecidos anteriormente, o Microsoft Defender veio aos trancos e barrancos, e agora, pode ser legitimamente mencionado na mesma lista que o Avira e o Kaspersky.

Além de uma proteção contra vírus muito sólida, o Defender tem bits e bobs extras, como um escudo de ransomware, proteção de webcam, ferramentas de privacidade e até controles parentais básicos e backup em nuvem.

E a melhor parte: Ele está disponível no seu Windows. Ou seja, você não precisa baixar nada. Basta encontrá-lo em seu menu e se proteger imediatamente.

5. Sophos

Sophos
Sophos

O Sophos Home faz um pouco mais do que a maioria dos softwares antivírus gratuitos. E na verdade, parece mais adequado para famílias. Você obtém proteção padrão contra vírus e proteção antimalware, com ferramentas do navegador, como antiphishing e, o mais importante, controle de conteúdo.

Combinado com o gerenciamento central de até 10 PCs, isso significa que você pode efetivamente bloquear as opções de navegação de seus filhos. Embora o AV-TEST não tenha avaliado formalmente as habilidades da Sophos, o laboratório AV-Comparatives oferece uma classificação decente de suas habilidades.