8 Sinais de que seu computador está infectado por um vírus

Como saber se o seu computador está infectado por um vírus? Confira nesta lista oito sintomas de uma infecção por vírus ou malware, e saiba se está na hora de fazer uma varredura na sua máquina.

Por Segurança digital Pular para comentários
8 Sinais de que seu computador está infectado por um vírus

Como saber se um computador está infectado por um vírus? Muitas vezes é difícil ter certeza, mas geralmente os computadores dão sinais de que algo está errado. Verifique no seu computador os sintomas abaixo para se certificar de que sua máquina está segura e não corre o risco de ser um vírus, ou se você terá que tomar algumas medidas para eliminar as pragas virtuais.

Se você está notando que seu computador desktop ou notebook está demorando mais do que o de costume para concluir uma tarefa simples, ou você abre um arquivo de texto e descobre que ele é uma confusão de caracteres ilegíveis, pode ser que sua máquina esteja com um problema mais sério. 

Antes de mais nada, é importante identificar se a máquina está infectada por uma praga virtual ou se ela simplesmente precisa de atualização - especialmente porque os criadores de vírus e malwares fazem o possível para ocultar suas atividades nefastas. Felizmente, existem vários sinais que podem ajudá-lo a saber se o seu computador está de fato infectado ou apenas desatualizado. 

Para ajudar a gastar menos tempo se preocupando e mais tempo decidindo quais serão seus próximos passos, nós nos reunimos uma série de sintomas de um computador infectado por vírus nesta lista.

Eu tenho um vírus: sinais de infecção

Nem todos os vírus são iguais, algumas pragas virtuais afetam o sistema operacional de maneira bem diferente de outras. Mas, na maioria dos casos, há vários sinais de alerta visíveis para monitorar, como desempenho lento, caixas de diálogo pop-up estranhas, falhas inesperadas, ferramentas antivírus desativadas, uma página inicial diferente no navegador ou uma conexão lenta com à Internet, para citar alguns deles.

Em algumas situações, um vírus de PC não causará nenhuma alteração perceptível em seu sistema. Nesse caso, a verificação consistente com um programa antivírus de qualidade, é a única maneira de proteger seu computador. 

Saber quais sintomas devem ser observados é útil, mas os problemas de software e hardware geralmente causam problemas semelhantes, por isso é altamente recomendável executar várias verificações com diferentes ferramentas.

Como saber se o seu computador tem um vírus com o Gerenciador de Tarefas do Windows

Antes de escanear seu computador com software antivírus, revise o Gerenciador de Tarefas do Windows para identificar processos com aparência incomum ou ímpar. 

Alguns malwares são executados na inicialização e tentam se disfarçar como um processo típico do Windows. Com uma rápida pesquisa no Google, você pode rapidamente discernir se um processo é legítimo ou algo para investigar melhor.

1. Internet e processamento mais lentos

Um computador mais lento não significa necessariamente que você tenha um vírus, mas se for uma mudança de velocidade súbita, talvez valha a pena conferir. Use um teste para verificar a velocidade da sua Internet e confira no gerenciador de tarefas do seu computador o poder de processamento. Se um dos dois parecer mais lento que o de costume, faça uma varredura com o software antivírus.

2. Comportamento inesperado 

Vírus podem fazer todo tipo de coisas estranhas em seu computador. Se o computador parar de responder a cliques, decidir abrir arquivos por conta própria, rolar ou agir como se uma tecla tivesse sido pressionada quando isso não ocorreu, você pode estar com sintomas de vírus de computador. Seu computador não pensa sozinho.

3. Travando e desligando sozinho

Como os vírus danificam seu disco rígido, eles podem fazer com que o computador sofra uma falha catastrófica. Se você tiver sorte o suficiente para que seu computador ainda ligue depois de uma falha, certifique-se de executar um software antivírus para determinar se um vírus foi a causa.

4. Mensagens de Erro

Seu computador sabe que algo está errado antes de você. Um dos sintomas mais notáveis ​​de um vírus de computador é o súbito aparecimento de mensagens pop-up, avisando sobre a falta de arquivos do sistema ou do aplicativo. Pesquise as mensagens que aparecem na sua tela no Google, para ver se você consegue diagnosticar um vírus.

5. Anúncios

É comum ver anúncios enquanto você navega na internet, mas se você começar a vê-los quando não estiver navegando ativamente, ou publicidade incomum, isso é um sinal revelador de um malware. Não clique nesses anúncios, mesmo que eles digam que são de software antivírus. Na imagem abaixo, você pode ver como são as publicidades atípicas, que surgem quando o computador está infectado por malware.

Para saber mais acesse: Malware o que é, e quais os tipos existentes?

6. Vírus no e-mail

Os vírus podem se espalhar por e-mail também. Se você perceber que os e-mails da sua caixa de saída não foram enviados por você, provavelmente você tem um vírus. Se você receber um e-mail de um amigo que pareça suspeito, ele pode ter um vírus. Não clique em nenhum link nem abra anexos em emails questionáveis.

7. Arquivos ausentes ou extras

Mantenha o controle do tamanho do seu disco rígido. Um vírus pode instalar cópias de si mesmo ou arquivos indesejados no seu computador. Os vírus também excluem arquivos inesperadamente. Se você está vendo arquivos estranho ou ausente no seu computador, é hora de executar uma boa verificação de vírus.

8. Problemas de Hardware e Acessórios

Se, de repente, você tiver um problema com a tela do seu computador, como a mistura de pixels ou problemas de cor, isso pode ser um sinal de que um vírus inefctou seu sistema operacional. Uma impressora em rede também pode começar a agir de forma estranha se for infectada.

Lembre-se de que o seu computador nem sempre apresentará sintomas quando está infectado por vírus ou malwares. Sempre execute verificações regulares do antivírus, para garantir que seu computador esteja limpo. 

Além disso, pratique cuidados preventivos. Nunca clique em links desconhecidos em e-mails ou anúncios pop-up, assim você manterá seu computador protegido contra pragas virtuais.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Minha foto