De acordo com pesquisadores, a Dark Web pode esconder várias coisas, inclusive senhas. Eles encontraram cerca de 1,4 bilhão de senhas e login violados no local. Infelizmente, a notícia é bastante preocupante, já que muitas dessas senhas podem ainda estar em uso por milhares de pessoas no mundo todo, e pior, muitos usuários utilizam a mesma senha para vários serviços.

As senhas são oriundas de violações de vários sites e redes sociais, como Netflix, LinkedIn, MySpace e Last.Fm. Os especialistas dizem que muitos dos nomes e senhas podem ser antigos e referentes a serviços que o usuário não esteja mais usando, porém, mesmo assim, é necessário ficar atento.

Dark Web esconde milhares de senhas roubadas.
Dark Web esconde milhares de senhas roubadas.

A descoberta atual foi feita pela Trend Micro Incorporated, e surgiu na semana passada quando alguns usuários estavam com dificuldades de acessar algumas senhas online. Por conta disso, foi descoberto cerca de 41 GB em senhas em um fórum clandestino. Tanto os logins quanto as senhas foram armazenadas em textos simples para que fossem facilmente acessados.

A Trend Micro, após a descoberta, fez algumas recomendações para que o usuário possa se proteger com maior eficiência. Segundo a empresa, usar um administrador de senhas ajuda a gerar versões mais seguras e exclusivas. A ferramenta também:

  • Armazena e insere seus dados de acesso com segurança para que possa acessar a conta quando navega na web, ou seja, você não precisa se lembrar delas;
  • Fornece uma maneira fácil de mudar senhas. Se já usou mais de uma vez ou alguma informação vazou ou foi roubada, o Password Manager da Trend Micro, por exemplo, pode te ajudar a atualizar todas as suas contas com senhas fortes e exclusivas;
  • Agiliza e facilita a administração de suas senhas em qualquer local, em qualquer dispositivo ou navegador, incluindo um Mac - e pode ser aberto com um simples toque em dispositivos Android e iOS;
  • Te ajuda a importar as senhas salvas em seu navegador, que não é um lugar seguro;
  • Identifica e reporta senhas fracas;

Como vimos, quando o assunto é senhas, todo o cuidado é pouco, e devemos ter em mente que é necessário trocá-las constantemente.