O uso das senhas pode estar chegando ao fim para diversos setores. Lembrar de todas elas nem sempre é uma tarefa fácil, além do risco de serem descobertas por hackers e termos nossos acessos invadidos.

A Microsoft, por exemplo, acredita que as tradicionais senhas estão com os seus dias contados. De acordo com a companhia, o Windows Hello já provou ser um poderoso sistema de segurança, sendo que 70% dos aparelhos com Windows 10 já usam o sistema ao invés de senhas tradicionais.

Para completar, a empresa de Bill Gates também tem discutido as vantagens de substituir as senhas com aplicativos como o Microsoft Authenticator, que pode utilizar o PIN ou mesmo a leitura biométrica. Rob Lefferts, diretor do programa de gerenciamento para Windows Enterprise and Security, há um grande esforço da companhia para que usem a alternativa.

Microsoft diz que senhas estão mortas.
Microsoft diz que senhas estão mortas.

"Estamos encorajando os usuários a tentar [usar o app], e eles mesmos verão que é mais fácil usar que as senhas. Acho que um dos medos que as pessoas tem sobre a nova tecnologia é a impressão dela ser mais complicada, não entendendo que a gente a fez para ser mais simples e melhor."

Vale destacar que a Microsoft não é a única empresa que está investindo em tecnologias para a substituição de senhas, a Apple, por exemplo, tem apostado na tecnologia de reconhecimento facial.

Bom, pelo visto, digitar a senha pode mesmo se tornar coisa do passado. Vamos aguardar o que o futuro nos reserva. E você, o que pensa sobre o assunto?