Oficina da Net Logo

Vírus destinado para sistemas empresariais é identificado

A ameaça tem como meta atacar uma empresa para conseguir o desligamento da segurança

Por | @oficinadanet Segurança digital Pular para comentários

A empresa de segurança Avast, recentemente, registrou um aumento de 40% no número de ataques a smartphones, isso tudo demonstra o quanto estamos suscetíveis aos problemas virtuais e que devemos estar sempre atentos a eles.

A novidade da vez é que, de acordo com a empresa FireEye, um novo vírus que está se espalhando na web tem como objetivo atacar os sistemas de segurança industrial.

Vírus destinado para sistemas empresariais é identificado.Vírus destinado para sistemas empresariais é identificado.

Leia também: Leia em destaque: Aprenda a remover vírus do pendrive.

Nomeada de Triton, a ameaça, segundo a FireEye, tem como meta atacar uma empresa para conseguir o desligamento da segurança e com isso causar danos físicos e até permanentes em máquinas.

A descoberta aconteceu após a empresa registrar um ataque em que o vírus conseguiu desligar as máquinas de uma indústria, porém, o sistema de segurança alertou os operadores de que havia uma falha e isso acabou frustrando o ataque.

Os pesquisadores descobriram que ele muda a programação de um sistema de instrumentos de segurança para que não pudesse ser acionado. O vírus em questão faz com que as máquinas possam continuar funcionando mesmo com risco de danos permanentes.

Os especialistas acreditam que o ataque do Triton pode ter sido uma espécie de teste e que algo maior poderia ocorrer no futuro.

“O ataque a uma infraestrutura crítica, a persistência do atacante, a ausência de qualquer motivador financeiro claro e os recursos técnicos necessários”, disse a empresa.

 

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #virus  #malware  #ataque
Comentários