Nesta semana analisamos o antivírus McAfee Total Protection, a versão premium da McAfee. E como base de análise, utilizamos os dados apresentados pela AV Test, um instituto independente que realiza análises detalhadas sobre sistemas de segurança, mas vamos deixar estes dados para o final. Primeiro gostaria de falar sobre sua interface, funcionalidades e ferramentas.

Interface

O McAfee nunca foi conhecido por possuir interface muito limpa ou intuitiva, porém nesta nova versão a interface ficou muito mais clean e intuitiva. Apesar de ainda possuir diversas opções de recursos em suas abas, não é difícil manusear o antivírus, que com alguns poucos cliques já estará realizando, escaneamentos, varreduras, buscando por atualizações, tanto do programa, como de programas instalados no seu PC e até atualizações do seu sistema operacional.

.

Funcionalidades e Ferramentas

O Total Protection tem todas as funções básicas de um antivírus, bloqueando vírus, malware, ransomware, spyware, programas indesejados e qualquer outra ameaça a segurança do seu PC, além do WebAdvisor, que alerta sobre sites arriscados, download perigosos e ataques phishing.

Na interface principal do aplicativo podemos encontrar as opções de varredura, true key, atualização de aplicativos e o removedor de cookies e rastreadores, trazendo as principais funções para esta tela torna mais fácil executar qualquer uma delas, sendo necessário apenas alguns cliques. Já nas demais abas, são encontradas estas funções e algumas mais em específico. Na aba de Segurança do PC, além da função de varredura e de atualização de aplicativos, está a funcionalidade de atualização do antivírus e uma lista de histórico, de ocorrências que o antivírus detectou e bloqueou.

Em Identidade estão disponíveis o True key, WebAdvisor e o Shredder, que é uma função em que você pode destruir arquivos do seu computador, apagando-os de forma permanente. Já na aba privacidade, você tem as opções de excluir cookies e rastreadores, opções para verificar sua rede, um mapa de ameaças e o bloqueador de arquivos, que é uma ferramenta que possibilita a criação de cofres, para o armazenamento seguro de arquivos. Na opção Conta, você pode gerenciar sua conta, obter informações sobre o antivírus e ajuda.

Varredura e proteção em tempo real

.

A varredura do McAfee Total Protection, se demonstrou bastante consistente, apesar de ter levado muito tempo para ser realizada. Tanto a verificação rápida quanto a completa em comparação com outros antivírus, se demonstraram lentas, porém como a própria empresa garante ela é 100% eficaz, o que foi comprovado nos testes do mês de Junho, realizados pela AV Test, empresa independente que realiza dezenas de testes com aplicativos antivírus. Onde o mesmo, conseguiu detectar 100% das ameaças, a média dos outros sistemas antivírus é de 99,9%. Isso demonstra que o Total Protection, é eficaz em sua varredura, porém ainda de acordo com os testes da AV Test ele não é tão eficiente em bloquear a entrada destes ítens maliciosos, ficando com uma taxa de 99% de bloqueio de malwares, contra o 100% dos outros antivírus.

.

True Key

O True Key é uma ferramenta de segurança disponibilizada pela Intel assim com o McAfee, e serve como gerenciador de senhas, salvando-as e permitindo que você acesse suas contas em redes sociais, sites de compras e e-mails apenas com alguns cliques, não havendo necessidade de digitar senha. O True Key funciona de uma forma fácil e garante uma maior segurança para suas contas, trabalhando com autenticações via digital, reconhecimento facial e outras. Esta ferramenta é disponibilizada pela Intel gratuitamente, porém de forma limitada, permitindo a armazenagem de apenas 15 contas, já ao adquirir o McAfee Total Protection, é disponibilizado ao usuário acesso a 5 contas premium, permitindo que 5 pessoas gerenciem uma quantidade de senhas ilimitadas pelo aplicativo, ideal para proteger a família toda.

.

Bloqueio de Arquivos

Esta ferramenta funciona como um cofre, que restringe o acesso a arquivos nos quais você copie para dentro dela, liberando o acesso apenas para aqueles que possuírem a senha. É uma forma bastante segura de armazenar arquivos importantes no computador, e mantê-los longe do acesso de outras pessoas.

.

Performance e Usabilidade

Nos testes de performance o McAfee Total Protection demonstrou um desempenho muito consistente, tanto na inicialização do Windows, como durante o uso, apesar de seu escaneamento ser demorado ele afeta muito pouco no desempenho do computador, sendo possível usar o PC normalmente enquanto realiza a varredura, sem travamentos ou lentidão. O mesmo também demonstra os testes do AV Test, onde o antivírus teve um desempenho excelente, nos testes de atuação, sua taxa de consumo ficou abaixo da média dos outros antivírus, o que demonstra que ele não consome muito recursos do computador.

.

Quanto a usabilidade cotidiana, o Total Protection, assim como a maioria dos outros antivírus, reagiu bem a falsos positivos, não sinalizando nenhuma falsa ameaça.

.

Veredicto

O McAfee Total Protection está entre um dos melhores antivírus do mercado, ele demonstrou um escaneamento muito consistente, apesar de demorado, o consumo de recursos do computador que ele utiliza também é bem baixo, o que garante um melhor desempenho do sistema operacional. O antivírus só acaba deixando a desejar em alguns aspectos da proteção em tempo real, que acaba por não detectar algumas infecções. Porém, pelo preço de R$139 ao ano, é possível proteger quantos dispositivos forem necessários, apenas com uma assinatura, possibilitando a instalação em diversos smartphones e computadores. O plano também dá direito a 5 usuários premium no True Key, sendo um ótimo plano para sua família. No que diz respeito a proteção familiar, recursos e estabilidade, o McAfee Total Protection é um ótimo custo benefício, mas quando se trata de um ambiente empresarial e uma proteção avançada, ele acaba ficando para trás em alguns aspectos.

E neste link você consegue comprar uma licença anual para um computador por R$ 49,90.