O Exynos 2600, próximo chip topo de linha da Samsung, vem aparecendo em diversos rumores nos últimos meses. O mais recente deles revelou que o Galaxy S26 Ultra seria equipado com esse componente, mas parece que isso não deve acontecer. Segundo informações do The Bell, a gigante sul-coreana iniciou a produção em massa do processador e ele será usado apenas no Galaxy S26 padrão.

Exynos 2600 ficará restrito ao Galaxy S26

O relatório menciona que, além de ter iniciado a produção em massa do Exynos 2600, a Samsung decidiu que o chip estará disponível apenas no "modelo padrão do Galaxy S26", que deve chegar ao mercado como Galaxy S26 Pro.

Os outros dois integrantes da linha, o Galaxy S26 Edge e o Galaxy S26 Ultra, podem ser lançados exclusivamente com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, contrariando rumores de que a empresa implementaria seu chip na maioria das regiões.

A produção em massa do Exynos 2600 começou mais cedo do que o esperado, já que os rendimentos ultrapassaram a marca de 50%. Isso significa que metade dos chips fabricados passaram nos testes de qualidade, algo que corrobora com a expectativa do processador está presente no Galaxy S26 Pro.

O que esperar do Exynos 2600

Exynos 2600
Exynos 2600

O Exynos 2600 vem chamando a atenção pelo seu desempenho, ultrapassando até mesmo o chip A19 Pro do iPhone 17 Pro. Segundo dados do Geekbench, o componente da Apple alcançou 3.781 pontos em single-core e 9.679 em multi-core. Já o Exynos 2600 marcou 3.309 em single-core e 11.256 em multi-core. Na prática, ele perde um pouco em velocidade individual, mas entrega cerca de 15,5% mais potência em multi-core.

O novo chip da Samsung será o primeiro do mundo baseado na plataforma Lumex da Arm, com núcleos de CPU da série C1 fabricados em processo de 2 nm. Isso garante mais eficiência energética e desempenho superior em relação às gerações anteriores.

Os núcleos estão divididos em quatro categorias: C1-Ultra (máximo desempenho), C1-Premium, C1-Pro e C1-Nano, este último voltado para dispositivos menores, como smartwatches. Essa flexibilidade deve permitir que a Samsung ofereça mais equilíbrio entre potência e economia de energia.

Um dos maiores avanços está na integração de recursos de IA diretamente na CPU, através da tecnologia SME2 (Scalable Matrix Extension 2). Isso torna o processamento de inteligência artificial até 5 vezes mais rápido e 3 vezes mais eficiente que em chips anteriores, com impacto em recursos como câmeras, tradução em tempo real e assistentes inteligentes.

Para os gráficos, o Exynos 2600 deve trazer a GPU Xclipse 950, baseada na tecnologia gráfica RDNA da AMD. Essa combinação promete melhor desempenho em jogos, gráficos mais suaves e maior autonomia de bateria, consolidando a Samsung como forte concorrente no segmento premium.

Quando a linha Galaxy S26 será lançada?

A linha Galaxy S26 será lançada oficialmente apenas em janeiro de 2025. Até lá, outras informações sobre os modelos devem ser vazadas.

Via