A linha Galaxy S25 foi lançada exclusivamente com processadores Snapdragon, mas a Samsung planeja retomar o uso de chips próprios na próxima geração, com o Exynos 2600. Novas informações indicam que a Samsung Foundry conseguiu melhorar a taxa de rendimento do chip, sinalizando avanços importantes rumo à sua implementação na família Galaxy S26.
Exynos 2600 pode equipar o Galaxy S26
A Samsung abriu mão do Exynos 2500 na linha Galaxy S25 devido à baixa taxa de rendimento na produção — ou seja, a quantidade de chips utilizáveis não era suficiente. Com isso, a empresa optou exclusivamente pelo Snapdragon 8 Elite.
Agora, informações da imprensa sul-coreana indicam avanços no processo de fabricação de 2 nm da Samsung Foundry, que já teria alcançado um rendimento entre 40% e 50%. Embora ainda abaixo do ideal, a meta para produção em larga escala é de pelo menos 60%, algo que pode ser alcançado até novembro de 2025, quando está prevista a produção em massa do novo Exynos 2600.
Enquanto isso, a rival TSMC já ultrapassou os 60% de rendimento nos seus processos de 2 nm. Para quem não sabe, a TSMC é responsável por fabricar os chips Snapdragon da Qualcomm, incluindo o atual chip topo de linha da marca, o Snapdragon 8 Elite.
Com esse cenário, a grande dúvida é se a Samsung voltará com a estratégia de dividir o fornecimento entre Exynos e Snapdragon na linha Galaxy S26. Rumores indicam que a versão Exynos pode ser limitada à Europa, enquanto os demais mercados continuariam com a solução da Qualcomm — uma abordagem semelhante à adotada na linha Galaxy S22.