Se você tem um celular da Samsung lançado em 2021, é bom ficar atento: quatro modelos populares saíram oficialmente da lista de suporte da empresa neste mês de agosto de 2025. Enquanto alguns modelos mais novos vão receber o Android 16, outros dispositivos não receberão mais atualizações de segurança nem novos recursos, o que pode deixar seus dados mais vulneráveis a longo prazo.
Celulares Galaxy que perderam suporte em agosto de 2025
A Samsung é uma das marcas que mais se destaca no Android quando o assunto é suporte. Enquanto muitas fabricantes oferecem apenas dois anos de atualizações, a gigante sul-coreana entrega até quatro anos de segurança e duas grandes versões do Android para vários de seus aparelhos, inclusive os intermediários.
Mas, como tudo tem um fim, o suporte para alguns modelos lançados em 2021 chegou ao limite. Essa é a lista dos modelos sem suporte a partir desse mês de agosto:
Esses aparelhos vinham sendo atualizados regularmente desde o lançamento, mas agora chegaram ao fim da linha. Eles completaram o ciclo prometido pela Samsung: dois upgrades de sistema e quatro anos de patches de segurança. Dos quatro, apenas o Galaxy A22 e M32 chegaram oficialmente ao Brasil.
O que isso significa o fim do suporte?
Se você usa um desses quatro modelos, seu celular continuará funcionando normalmente. Você ainda poderá fazer chamadas, acessar apps e usar a internet como de costume. No entanto, você não terá mais atualizações de segurança, o que representa um risco, principalmente se você costuma usar o celular para tarefas sensíveis, como acessar bancos, realizar pagamentos ou armazenar dados pessoais.
Além disso, alguns apps mais exigentes podem começar a perder compatibilidade com o tempo, e certos recursos mais modernos podem não funcionar corretamente sem o suporte mais recente do Android.
Como exemplo, neste mês de agosto, mais de 20 celulares estão perdendo o suporte do WhatsApp, um app que todo mundo usa hoje em dia. No entanto, a medida que a tecnologia vai avançando, os novos recursos e funcionalidades ficam incompatíveis com modelos mais antigos, justamente por falta de atualização de sistema, e por isso os aplicativos deixam de funcionar.
Devo trocar meu celular?
Não necessariamente. Se você faz uso básico do celular e não se importa com atualizações constantes, pode continuar usando seu Galaxy A22 ou M32 sem nenhum problema. Mas, se você valoriza segurança, desempenho e quer acesso a recursos novos do Android, pode ser a hora de considerar a troca.
A Samsung já lançou vários modelos em 2025 com suporte estendido e hardware mais avançado. Um dos desses novos modelos que estão se destacando é o Galaxy A26, que custa menos de R$ 1.400, tem 8GB + 256GB, certificação IP67, tela OLED 120Hz, câmera de 50 MP e o mais importante: vai ser atualizado pelos próximos seis anos. Por isso ele faz parte da nossa lista dos celulares que estão valendo cada centavo em agosto.
Samsung Galaxy A26
O Galaxy A26 possui dimensões de 164 x 77,5 x 7,7 mm e pesa 200 gramas. O design do aparelho é composto por um frame em plástico, com vidro frontal e traseiro protegidos pelo Corning Gorilla Glass Victus Plus, garantindo resistência a quedas e riscos, além de proteção IP67 contra água e poeira.
O dispositivo vem com o sistema Android 15, com suporte a atualizações por até seis anos. Ele é alimentado pelo processador Samsung Exynos 1280 de 5nm quer trabalha em conjunto com duas opções de memória: 6 GB e 8 GB de RAM, além de armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB. Ele possui um slot híbrido para microSDXC, permitindo a expansão do armazenamento, além de memória RAM expansiva.
A tela do Galaxy A26 é um Super AMOLED de 6,7 polegadas, com resolução de 1080 x 2340 pixels, frequência de 120Hz e densidade de 385 ppi,. A tela também possui brilho de até 1200 nits (HBM) e pico de 1900 nits, além de recursos como Always-on display.
Na parte fotográfica, o A26 conta com uma câmera principal de 50 MP (f/1.8), com PDAF e OIS, uma ultrawide de 8 MP e uma câmera macro de 2 MP. As câmeras traseiras permitem gravação de vídeos em 4K a 30 fps e Full HD a 30 fps, com estabilização gyro-EIS. A câmera frontal tem 13 MP (f/2.2), e a gravação de vídeos é limitada a Full HD a 30 fps.
A bateria do Galaxy A26 tem 5000 mAh de capacidade, com suporte a carregamento rápido de 25W, oferecendo boa autonomia. Em termos de conectividade, ele é compatível com redes 3G, 4G e 5G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.3, NFC e GPS com múltiplos sistemas de navegação. O dispositivo também possui som estéreo, mas não conta com entrada para fones de ouvido de 3.5 mm, rádio FM ou infravermelho.
Antes de você ir...
Temos outras listas que podem te ajudar a escolher o melhor celular para seu perfil. Se quer comprar sem se arrepender, veja essa lista com os melhores custo-benefícios para comprar agora. Se você está procurando um celular para jogos, também temos essa lista com os melhores custo-benefícios para jogos.