O Galaxy A55, oficializado em março de 2024, chegou ao mercado para atender o público que procura um intermediário premium competente, apostando em um design elegante e especificações atrativas, como um novo chipset da Samsung e até 256 GB de armazenamento. Abaixo, vamos te mostrar quatro motivos para levar para casa esse modelo!

1. Processador

Exynos 1480
Exynos 1480

O Galaxy A55 trouxe o novo processador da Samsung: o Exynos 1480 octa-core de até 2,7 GHz. Esse chipset promete um desempenho superior ao do Exynos 1380 presente no Galaxy A54, que mesmo rodando em uma frequência menor de 2,4 GHz, entregou bons resultados em nossa análise.

Além disso, também espera-se uma melhor eficiência energética, já que o componente presente no modelo anterior era fabricado em 5 nanômetros, enquanto o Exynos 1480 é de 4 nanômetros, diminuindo a distância entre os transistores e, consequentemente, melhorando o consumo de energia.

2. Carregamento aprimorado

Embora tenha mantido a bateria de 5.000 mAh do modelo anterior, a Samsung melhorou a tecnologia de carregamento rápido: o Galaxy A55 agora suporta até 25 watts de potência, enquanto seu antecessor oferecia apenas 15 watts.

Em nossa análise, esse foi um ponto negativo do Galaxy A54, que demorou 1 hora e 57 minutos para completar a carga de 0 a 100%. Felizmente, a gigante sul-coreana implementou um carregador mais potente que deve "encher o tanque" do aparelho em menos tempo.

3. Armazenamento

O Galaxy A55 manteve a configuração de armazenamento do antecessor. O novo intermediário da Samsung está disponível para compra em versões com 128 GB ou 256 GB, ambas com 8 GB de memória RAM.

Apesar de não haver mudanças, essas opções se enquadram no padrão atual do mercado de smartphones, garantindo uma boa quantidade de armazenamento para guardar aplicativos e arquivos, além de um desempenho satisfatório na maioria das tarefas.

Oferecendo duas versões aos consumidores, a gigante sul-coreana permite que o público escolha qual a melhor opção, levando em consideração o tipo de uso e principalmente o preço cobrado.

4. Suporte de software

One UI 6.1
One UI 6.1

O Galaxy A55 chegou ao Brasil rodando a One UI 6.1 baseada no Android 14, a mesma versão presente na linha Galaxy S24, ou seja, ele está bem atualizado, entregando os recursos e funções mais recentes da nova interface da Samsung.

Além disso, a gigante sul-coreana promete nada menos que quatro atualizações do Android e cinco anos de pacotes de segurança, bem como suporte à ferramenta "Cadeado Galaxy", que bloqueia o celular em poucos minutos em situações de roubo.

Portanto, esse modelo será atualizado até o Android 18 e vai receber correções de segurança até 2029, algo importante se você quer ter um smartphone rodando os recursos mais recentes do Google e livre de falhas que podem comprometer seus dados e causar problemas no aparelho.

Antes de você ir...

Está procurando um smartphone da Samsung competente para jogar? Confira nosso artigo que mostra qual celular da sul-coreana é o melhor para jogos!