O Galaxy A52 é um dos smartphones mais aguardados da Samsung para este ano, exibindo duas variantes de mercado - 4G ou 5G - e com expectativa de lançamento no dia 17 de março ao lado do Galaxy A72, já que a fabricante anunciou um novo evento Unpacked. Mesmo com a Samsung se mantendo em silêncio por todos esses meses, já sabemos praticamente tudo do aparelho, e dessa vez, pouco antes do seu lançamento, o Galaxy A52 5G apareceu em hands-on.

O vídeo foi publicado no YouTube pelo canal Moboaesthetics, onde confirma praticamente todas as especificações e design vazados até aqui, além de demonstrar as capacidades do aparelho ao utilizar as câmeras, jogos e outras atividades que envolvem bom desempenho.

Confira o vídeo:

Vídeo incorporado do YouTube

Leia também:

Desempenho e design

O vídeo deixa claro que o novo Galaxy A52 5G dispõe de configurações internas de nível superior em comparação com o seu antecessor Galaxy A51, começando pelo processador Qualcomm Snapdragon 750G, compatível com redes 5G, e que trabalha com a ajuda de 8GB de RAM e 128GB de armazenamento.

A tela do aparelho trata-se de um painel Super AMOLED de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Há um pequeno furo na parte superior central para abrigar a câmera frontal de 32MP. Para o fator energético, o A52 5G conta com uma bateria de 4.500mAh com suporte para carga rápida de 25W, além de sair de fábrica com Android 11 e a interface One UI 3.1.

Design traseiro do Galaxy A52 5G. (Imagem: Reprodução / Moboaesthetics)
Design traseiro do Galaxy A52 5G. (Imagem: Reprodução / Moboaesthetics)

Apesar de ser feito de plástico, o design traseiro do Galaxy A52 5G é muito bonito, e confirma o mesmo layout vazado anteriormente, com um visual premium bem próximo dos recentes aparelhos das linhas Galaxy S e Galaxy Note. O módulo de câmeras traseiro consiste em quatro sensores, com um principal de 64MP, mais uma ultrawide de 8MP, uma terceira de 5MP para efeito macro, e por fim, uma pequena lente de 2MP para captação de dados de profundidade de campo. Todo esse conjunto foi testado pelo produtor do vídeo e o resultado agradou bastante.

Outro teste interessante, foi quando o usuário provou a performance do A52 5G em jogos. A sua tela com alta taxa de atualização contribuiu para a boa experiência nos jogos de FPS que foram utilizados, como o PUBG Mobile e Call of Duty Mobile. As configurações robustas do aparelho permitiram rodar esses games com altos gráficos e sem maiores problemas, pelo menos em um primeiro momento.

Carregador incluso na caixa

Apesar da nova tendência de mercado iniciada pela Apple, o usuário confirmou a presença do carregador na caixa, o que é uma boa notícia, já que isso não ocorre ao adquirir um dos três modelos da linha Galaxy S21, por exemplo.

Vale salientar que isso não deve se aplicar a todos os mercados. No Brasil, por exemplo, pode ser que o Galaxy A52 seja anunciado com o carregador incluso, já que a Anatel entrou em acordo com a Samsung quando o Galaxy S21 chegou às terras tupiniquins sem o acessório na caixa. Além do carregador, a gigante sul-coreana oferece ainda uma capinha de silicone, algo que também se tornou raro de um tempo pra cá.