O Galaxy A72 é um dos assuntos mais comentados das últimas semanas, e isso mostra que seu lançamento está cada vez mais próximo. A Samsung optou por lançar duas versões desse mesmo aparelho, uma com suporte para redes 5G e outra com 4G, que deve ser lançada em mercados específicos onde a tecnologia de quinta geração ainda não está totalmente desenvolvida.

Falando justamente sobre esse modelo, o aparelho apareceu no banco de dados da NBTC carregando o código de referência SM-A725F/DS. Na documentação liberada pelo órgão regulador da Tailândia, não há nenhuma informação sobre as especificações técnicas do Galaxy A72 4G, apenas indica que o produto já foi aprovado e homologado para comercialização no país, assim como também está liberado para outros países conforme certificação.

Certificação do modelo SM-A725F/DS, vulgo Galaxy A72 4G. (Imagem: NBTC)
Certificação do modelo SM-A725F/DS, vulgo Galaxy A72 4G. (Imagem: NBTC)

Leia também:

Especificações técnicas confirmadas

Desde que os primeiros vazamentos sobre a configuração do Galaxy A72 4G começaram a ser ventilados na rede, em nenhum momento houve de fato uma confirmação por parte da Samsung, assim como já é de se esperar. Mas até agora, fontes confiáveis falam sobre uma configuração que basicamente deve atender a necessidade de perfis de usuários mais comuns, entregando um desempenho interessante.

Como já dito, teremos uma versão com 4G e outra com 5G, e nas configurações, a única diferença deve ficar por conta do processador. No caso do Galaxy A72 4G, ele será alimentado pelo Snapdragon 720G, que trabalhará em conjunto com 6GB ou 8GB de RAM. Além da memória RAM, o consumidor poderá escolher o espaço para armazenamento interno, sendo 128GB ou 256GB. Ambos possuem suporte para expansão via cartão microSD, além de chegar com o Android 11 de fábrica.

Com base nos vazamentos, a imagem acima mostra o suposto design do Galaxy A72 4G. (Imagem: OnLeaks)
Com base nos vazamentos, a imagem acima mostra o suposto design do Galaxy A72 4G. (Imagem: OnLeaks)

O Galaxy A72 4G deve exibir uma tela Super AMOLED FullHD+ de 6,7 polegadas, agregada com o leitor de impressões digitais sob o display, e um pequeno recorte na parte superior central para abrigar a câmera frontal de 32 megapixels. Ainda sobre câmeras, na parte traseira o dispositivo carrega uma configuração de quatro lentes com resolução de 64 + 12 + 8 + 2 megapixels, para utilização como principal, ultrawide, telefoto e macro respectivamente.

No demais, o A72 4G terá classificação IP67, com bateria de 5.000 mAh e acompanhado com um carregador de 25W na caixa e que deverá ser utilizado para carregamento via entrada USB-C do smartphone. Ele será oferecido em quatro cores diferentes, e embora não haja nenhuma informação sobre o lançamento oficial do aparelho, a expectativa é que ele seja anunciado ainda esse mês.