A câmera frontal escondida, isto é, sob o display, é um assunto que tem se tornado cada vez mais comum, dado como uma verdadeira tendência de mercado, mesmo com poucas fabricantes utilizando dessa tecnologia nesse momento. A Samsung por exemplo, parece estar aprimorando essa forma de instalar a câmera frontal, e há indícios que o smartphone dobrável Galaxy Z Fold 3 será o primeiro do portfólio da sul-coreana a ostentar essa tecnologia.

A informação vem do leaker Ice Universe, conhecido por muitas vezes compartilhar e acertar detalhes de smartphones antes mesmo de qualquer vazamento das fabricantes. Segundo ele, o Galaxy Z Fold 3 será o primeiro smartphone da Samsung a contar com a tecnologia de câmera frontal sob a tela, algo que já está sendo desenvolvido e aprimorado pela fabricante.

Além disso, outro renomado insider e designer, Ben Geskin, divulgou na rede as primeiras renderizações do suposto design do Galaxy Z Fold 3. A julgar por esta imagem, podemos identificar que ele praticamente foi influenciado por outro flagship da empresa, Note a semelhança com o Galaxy S21 Ultra, principalmente no módulo de câmeras.

Renderização do Galaxy Fold 3 mostra o módulo de câmeras idêntico ao do Galaxy S21 Ultra. (Imagem: Reprodução / Ben Geskin)
Renderização do Galaxy Fold 3 mostra o módulo de câmeras idêntico ao do Galaxy S21 Ultra. (Imagem: Reprodução / Ben Geskin)

Outro detalhe confirmado por essas fontes é que esse smartphone também terá suporte a S Pen, aliás o primeiro dobrável da Samsung a contar com esse recurso. Até pouco tempo atrás, a caneta da Samsung era exclusiva da linha Note, mas a fabricante decidiu compartilhar esse recurso com outras séries de sua vitrine, começando com o lançamento do S21 Ultra.

Leia também:

Nova tendência de mercado

O Galaxy Z Fold 3 chegando com a tecnologia que esconde a câmera frontal sob o display pode ser uma novidade nos produtos da Samsung, mas vale lembrar que no ano passado, rumores como esse também circulavam em torno do Galaxy Z Fold 2, o que no fim, não se concretizou.

O primeiro smartphone do mundo a contar com essa tecnologia é o ZTE Axon 20 5G, mas ele infelizmente não funciona exatamente como desejado. A partir daí, indícios confirmam que diversos fabricantes começaram a aprimorar a tecnologia, para que ela consiga de fato cumprir com a sua proposta.

Rumores envolvendo o Google para o próximo Pixel 6 já circularam na rede, além da própria Samsung que exibiu o próximo Galaxy Note 21 em um vídeo promocional sem a câmera frontal aparente, o que nos faz acreditar que ele chegue com a câmera sob o display. Fontes afirmam que o primeiro produto da sul-coreana a chegar com essa função é o notebook Blade Bezel, aparentemente pronto para ser anunciado ainda este ano.

Via