Muitas pessoas conhecem a Samsung por conta de seus smartphones, mas a gigante sul-coreana atua em diversos setores da indústria. Por exemplo, ela fabrica geladeiras, fornos, TVs, monitores e até mesmo equipamentos militares. Além disso, a companhia também consegue projetar, usar e vender seus próprios processadores móveis.

Os chipsets Exynos podem ser encontrados em diversos aparelhos da Samsung, bem como em modelos de outras marcas, como Vivo e Motorola. Recentemente, foi criado uma petição para impedir que a empresa usasse esse processador, mas isso dificilmente deve acontecer, especialmente agora que sabemos que o negócio de chips vem crescendo bastante.

De acordo com dados recentes da Counterpoint Research, empresa especializada em análise de mercado, a Samsung conseguiu vender mais chips que a Apple, tornando-se a terceira maior fabricante de processadores móveis do mundo.

A Qualcomm ainda domina de forma absuluta, somando uma participação de mercado de 33,4%, seguida pela MediaTek com 24,6%. Agora que a Samsung está em terceiro com participação de 14,1%, a Apple caiu para quarto com 13,1%.

O crescimento da Samsung nesse setor se deve ao fato da empresa ter lançado diversos modelos com Exynos no ano passado. Os intermediários da linha Galaxy M e A, que entregam especificações interessantes e um preço atrativo, certamente ajudaram bastante para que a empresa subisse na pesquisa. A linha Galaxy S10 e Note 10 também contribuíram nesses números.

Exynos 990

No momento, o processador Exynos 990 é o mais potente da Samsung, estando presente na linha Galaxy S20, que por sinal, já pode ser encontrada de forma oficial no Brasil. O Galaxy S20 Ultra, por exemplo, entrega o que a sul-coreana pode oferecer de melhor, pois além deste componente de alto desempenho, temos um display Dynamic AMOLED de 6,9" com taxa de atualização de 120 Hz, até 16GB de RAM e 512GB de armazenamento interno, câmeras traseiras quádruplas, sendo a principal de 108MP, e bateria de 5.000 mAh com carregamento de 45W.

Abaixo você confere suas especificações:

Samsung Galaxy S20 Ultra - Veja aqui a ficha técnica completa