Uma nova petição apareceu no Change.org contra o uso de processadores Exynos em dispositivos Samsung. A petição exige que a Samsung pare de usar os chipsets Exynos em vez dos equivalentes Snapdragon da Qualcomm.

Também põe em causa o uso de sensores de câmera Samsung em dispositivos Samsung, em vez dos fabricados pela Sony.

"Essas partes são inferiores e existem inúmeras comparações online", afirma a petição online. "Os smartphones Exynos são mais lentos, têm bateria com duração pior, sensores e processamento de câmera piores, ficam mais quentes e aquecem mais rápido, etc.", acrescenta.

É verdade que as variantes Exynos da Samsung têm um desempenho tradicional inferior ao das versões do Snapdragon. A empresa lança variantes de seus smartphonesExynos - especialmente carros-chefe como as séries Galaxy S e Galaxy Note - em mercados como Ásia, Europa e América do Sul. Enquanto isso, os mesmos telefones Samsung são lançados na América do Norte com processadores Snapdragon.

Dependendo de qual você recebe, pode haver grandes diferenças em sua experiência. Por exemplo, o Snapdragon 865 possui núcleos Cortex A77 que prometem até 20% de aumento de desempenho em comparação com os núcleos Cortex A76 usados ​​no chipset Exynos 990 da Samsung. O carro-chefe da Qualcomm também recebe a GPU Adreno 650, que supera a GPU Mali G77 no topo de linha Exynos SoC.

Em testes realizados por diversos canais no Youtube e publicados em sites de tecnologia, revelou-se algumas diferenças bastante significativas entre os resultados de benchmark de CPU e GPU das variantes Snapdragon e Exynos de smartphones da linha Galaxy S20.

Qualcomm Snapdragon 865 vs Samsung Exynos 990
Qualcomm Snapdragon 865 vs Samsung Exynos 990

Enquanto isso, a petição no Change.org segue somando assinaturas. Até o término desta publicação, a petição já somava mais de 2.100 assinaturas e parece que irá muito em breve alcançar as 2.500 assinaturas previstas e ultrapassar essa marca, o que deve ser o suficiente para a Samsung prestar atenção neste pedido. Não que ela não saiba disso, mas definitivamente a petição chama a atenção.

Todos os anos a Samsung faz isso, lança duas verões distintas de seus topos de linha. Uma edição com processador Exynos e outra com processador Snapdragon. Rumores no início de 2020, até previam que somente a Europa receberia a versão com Exynos, mas ela também veio para o Brasil, logo tudo leva a crer que é improvável que isso mude de forma rápida.

O vídeo mostra as várias diferenças entre um dispositivo que na teoria, deveria entregar a mesma performance e capacidades fotográficas para o usuário.

No entanto, a empresa está em negociações com a AMD para aumentar o desempenho de sua GPU para seus processadores Exynos, de modo que talvez isso possa melhorar as coisas.

O que você acha que a Samsung deve fazer? A empresa deveria vender apenas versões Snapdragon de seus smartphones em diferentes mercados? Comenta aí!