Parece que o Samsung Galaxy S20 Ultra não passou com nota alta quando o assunto é reparo.

Infelizmente isso tem sido um fato recorrente quando falamos de qualquer outro dispositivo Samsung lançado recentemente. Visto que o Galaxy S9+ teve nota 4 e toda a linha Galaxy S10 recebeu a mesma pontuação do Galaxy S20 Ultra, nota 3.

A razão das baixas notas também se repetem para o Galaxy S20 Ultra, "cola por todo o smartphone" foi um ponto bastante negativo, mas o que foi realmente decepcionante é que para reparar a tela do topo de linha da Samsung, é necessário desmontar mais da metade do smartphone e isso não agrada ninguém.

Módulo de câmera Space Zoom de 100x da Samsung
Módulo de câmera Space Zoom de 100x da Samsung

Por outro lado, o iFixit nos deu a oportunidade de dar uma boa olhada na câmera 100x Space Zoom da Samsung. O iFixit fez inclusive considerações a respeito. "Em vez de focar sua imagem diretamente no sensor, esta câmera usa um prisma para refletir a luz lateralmente em um ângulo de 90 graus. Isso é impressionante! Depois de passar pelo prisma, que possui seu próprio estabilizador óptico de imagem, a imagem percorre uma caixa deslizante cheia de lentes de zoom e finalmente atinge o sensor montado no fim do túnel".

Desmontagem começa pela parte traseira que possui vidro frágil
Desmontagem começa pela parte traseira que possui vidro frágil

O iFixIt fez algumas outras considerações a respeito do Galaxy S20 Ultra, veja:

  • Os parafusos phillips são todos idênticos, então basta apenas uma chave para soltar todos eles. (ponto positivo)
  • Muitos componentes são modulares e substituíveis de forma independente, mas a ausência do fone de ouvido significa que existirá um maior desgaste na porta USB-C. (ponto neutro)
  • O reparo começa pela parte da tampa traseira que possui um vidro frágil e é aí que a cola começa a aparecer. (ponto negativo)
  • A substituição da bateria colada está mais difícil do que nunca, especialmente pela presença de vários cabos que ficam sobre ela. (ponto negativo)
  • Os reparos de tela, muito comuns, exigem uma desmontagem completa ou a substituição da metade do smartphone. (ponto negativo)

Você pode ter mais detalhes acessando o site do iFixIt para ver a desmontagem completa do Galaxy S20 Ultra.