Durante a CES 2018, a Samsung anunciou a The Wall, a primeira televisão com capacidade modular do mundo, com possibilidade de chegar a até 146 polegadas. A TV também conta com uma inteligência artificial que é capaz de converter os conteúdos para a resolução 8K, além de possuir uma lousa inteligente, projetada para ambientes corporativos, com o objetivo de facilitar a colaboração de equipes em projetos.

As novidades anunciadas pela Samsung durante a CES 2018 não param por aí, e vão desde a tecnologia dos displays até a aplicação de inteligência artificial nas primeiras TVs OLED 8K da empresa.

The Wall, tem capacidade para até 146 polegadas.
The Wall, tem capacidade para até 146 polegadas.

Para a The Wall ("A Parede", em português), a Samsung investiu em um conceito modular, dando capacidade a até 146 polegadas. A novidade aqui está associada também a tecnologia empregada, a TV usa MicroLEDs, que possuem características parecidas com o OLED, mas sem ter altos custos e a complexidade na fabricação, ao contrário dos LEDs convencionais, o MicroLED, não precisa de iluminação associada.

O conceito da TV modular é alterar as dimensões do aparelho de acordo com as necessidades do consumidor, porém a Samsung não detalhou como isso vai funcionar na prática. Não se sabe ainda se o consumidor vai poder comprar painéis independentes e montar a TV modular de acordo com o seu bolso e necessidade.

A Samsung se limitou a dizer apenas que o consumidor poderá usar a "tela modular para criar um display do tamanho de uma parede ou, simplesmente, aumentar o tamanho de sua TV para aproveitar melhor um novo espaço em casa".

Esse foi apenas um conceito demonstrado na CES 2018, porém a fabricante já especula um lançamento comercial do produto para o primeiro semestre do ano.

A tecnologia que a Samsung empregou à The Wall, chamada de MicroLED, também pode ser utilizada em outros produtos da empresa, como telas de notebooks, monitores e até mesmo outros televisores, o display de MicroLED é mais econômico e tem contraste mais intenso, que o tradicional LED, e leva como diferença, a ausência do backlight, luz branca presente em painéis LED, o backlight dos acaba por deixar as cores ofuscadas e os tons escuros ressaltados.

Diferença entre LEDs (à esquerda) e MicroLEDs (à direita).
Diferença entre LEDs (à esquerda) e MicroLEDs (à direita).

No comparativo, podemos ver que o MicroLED, possui dimensões físicas muito menores, permitindo que os pixels fiquem mais concentrados em uma mesma área, resultando em maior qualidade de imagem e resolução.

Outra novidade que a empresa pretende implementar em seus televisores é a possibilidade de reproduzir conteúdos de baixa resolução sem perder qualidade. Normalmente, sempre que tentamos reproduzir um conteúdo de baixa resolução em tela cheia, perdemos nitidez e detalhamento, graças ao método de upscalling, que consiste em aumentar o tamanho dos pixel, para preencher a tela. Para acabar com isso, a Samsung promete usar inteligência artificial. Tornando possível que os televisores 8K, reduzam os problemas na hora de realizar upscalling de algum vídeo de baixa resolução. O componente de IA das TVs OLED 8K, realizará uma análise no conteúdo e irá aplicar aprendizado de máquina e inteligência artificial, na busca do melhor efeito possível.

O filtro da Samsung irá operar em três fatores, primeiro recriando os detalhes do vídeo original em alta resolução, eliminando ruídos que possam surgir na imagem com o upscalling e por último restaurando os limites de cada elemento no quadro do vídeo. Dessa forma, a tecnologia promete garantir a manutenção da nitidez entre os objetos e panoramas mostrados cena por cena.

Inteligencia artificial será a grande responsável por garantir uma melhor qualidade a conteúdos que não possuem resolução 8K.
Inteligencia artificial será a grande responsável por garantir uma melhor qualidade a conteúdos que não possuem resolução 8K.

Se a promessa da empresa se mostrar viável e eficaz, a Samsung com certeza sairá na frente, garantindo que os usuários que adquirirem os televisores 8K da marca, tenham o que assistir na tela de altíssima resolução.

Outro produto conceito anunciado pela empresa foi o Samsung Flip, que é uma tela com 55 polegadas e resolução 4K, além de conectividade, apps e pode ser facilmente movida, graças a sua base com rodinhas, ela também opera tanto na horizontal como na vertical.

Samsung Flip, lousa digital pode ser utilizada tanto na horizontal como na vertical.
Samsung Flip, lousa digital pode ser utilizada tanto na horizontal como na vertical.

O novo dispositivo é direcionado para o ambiente corporativo, tendo suporte a softwares que podem ser utilizados para que equipes compartilhem informações e trabalhem juntas a partir da tela. A Flip também permite a realização de anotações, além da exibição de fotos e vídeos. O aparelho funciona em conjunto com computadores e smartphones, possibilitando ao compartilhamento de conteúdos a partir desses dispositivos com a lousa. Segundo a Samsung, até quase pessoas podem escrever ou desenhar ao mesmo tempo na tela, seja usando os dedos com com canetas stylus.

.

A informação da empresa, é de que a lousa começará a ser comercializada para empresas ainda neste mês, embora preços não tenho sido divulgados.