Recentemente noticiamos aqui no Oficina, o pacote de atualizações da Samsung para novembro, que foi disponibilizado para toda a linha Galaxy. Agora, seguindo o cronograma de atualizações, a Samsung começa a disponibilizar as últimas atualizações de segurança para 2017, os primeiros a receberem esta atualização foram o Galaxy S8 e o Galaxy Note 8. E agora chegou a vez do top de linhas da geração passada receberem, portanto Galaxy S7 e S7 Edge, recebem esta compilação, porém por enquanto, apenas em alguns mercados.

As atualizações estão sendo disponibilizadas em um primeiro momento em conformidade com as operadoras telefônicas, na América do Norte, a Verizon disponibilizou a atualização de dezembro para os modelos Galaxy S7 e S7 Edge, ela foi a primeira operadora a liberar o pacote de segurança para aparelhos Samsung. Já na Alemanha, apenas os aparelhos desbloqueados com interface internacional do S7 receberam o patch.

Linha Galaxy S7 e S7 Edge.
Linha Galaxy S7 e S7 Edge.

 

A Samsung mantém o protocolo de atualizações neste mês, assim como nos outros, contemplando todos os aparelhos em todas as localidades do mundo, isso deve ocorrer de forma gradual durante todo o mês de dezembro, isso vale para todos os aparelhos, incluindo as linhas S7 e S7 Edge brasileiros.

A atualização de dezembro chega para reforçar o pacote já lançado em novembro, reforçando a proteção dos dispositivos contra a KRACK, falha do sistema Android que possibilita brechas nas conexões Wi-Fi, possibilitando a injeção de códigos ransomware no aparelho da vítima, possibilitando ao hacker sequestrar informações do usuário. O último patch aborda um total de 10 vulnerabilidades exclusivas de aparelhos da marca, que foram acometidos durante o ano.

Desta vez o pacote também inclui correção para apenas 11 falhas críticas e bugs comuns (CVE) do sistema Android, número muito menor de bugs corrigidos se comparado com o patch do mês passado, o que mostra que as atualizações têm sido eficientes.

Comparativo Galaxy S7 e S7 Edge
Comparativo Galaxy S7 e S7 Edge.

Apesar de não trazer nenhuma novidade para o Samsung Experience, a instalação deste último update é de suma importância, pois o patch serve para proteger o Galaxy S7 e S7 Edge de ameaças recorrentes ou que possam acontecer futuramente no sistema Android.

Para realizar a instalação ou verificar se ela já está disponível para o seu aparelho, basta prestar atenção nas notificações recebidas via OTA (Over-the-Air) ou buscar por elas manualmente. Para isso basta acessar o menu de configurações do dispositivo e ir até Atualizações de Software, a partir daí o procedimento é automático. É importante que na hora da atualização o aparelho esteja com no mínimo 70% da carga da bateria, atualizar com pouca bateria pode ser arriscado e acabar danificando o aparelho.