Empresas chinesas de smartphones estão em maus lençóis com os Estados Unidos. Recentemente, a ZTE foi proibida de utilizar qualquer serviço, tecnologia ou software que sejam de origem norte-americana. Isso porque a empresa estava fornecendo aparelhos para o Irã.

Outra empresa que está sendo afetada pelas tensões entre países é a Huawei, que está sendo investigada criminalmente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, pois oferece produtos eletrônicos ao Irã, violando as sanções com os EUA.

De início, o governo americano começou a forçar as lojas de varejo a não vender smartphones da Huawei. Depois, chegou a interferir nos processos para a ida da companhia aos Estados Unidos e até fez com que agências governamentais recomendassem aos seus cidadãos a não comprar o modelo Huawei P20 Pro.

Huawei P20 Pro, modelo que as agências governamentais dos EUA fizeram campanha para cão ser comprado.
Huawei P20 Pro, o modelo cujo as agências governamentais dos EUA fizeram campanha para não ser comprado.

Como os celulares da Huawei utilizam o sistema operacional da Google, que é feito nos Eua, é possível que coisas piores aconteçam com a empresa. Hoje, o Android e o iOS cobrem 99,9% da quota de mercado dos sistemas operacionais móveis. Ou seja, nenhum desses dois poderia ser adotado pela Huawei.

A forma de contornar essa situação seria criar um sistema alternativo ao Android, algo que já foi comentado por fontes confiáveis conhecedoras do mercado mobile. Segundo eles, a Huawei já teria começado a desenvolver um novo OS para smartphones, laptops e tablets da marca. Quem teve a ideia foi o fundador da empresa, Red Zhengfei.

A única coisa que está impedindo o lançamento deste novo sistema seria a limitação dos apps. O presidente da Honor, Zhao Ming, confirmou recentemente a existência do sistema em uma entrevista. Ele afirma que é uma questão de capacidade e necessidade, e que não há dúvidas que a Huawei seja capaz de fazê-lo. No entanto, ele diz que por enquanto ainda não está na hora pois estão trabalhando juntamente com a Google e utilizando o Android mesmo assim.

Dessa maneira, esperamos que tudo se acerte para as fabricantes chinesas, pois seus produtos de qualidade são muito bem vistos pelos clientes. E caso a Huawei tiver que apelar para o seu sistema, esperamos que seja tao bom quanto os rivais. O que você de tudo isso? Comente!